Mocha Mousse - A cor do ano 2025 - tendência, moda e marketing!

 Hello, People 👋

E aí!! 

🌾joia?


👑 Já confessei por aqui que uma das "pautas" que mais gosto de trazer, é essa: A COR DO ANO!

E na onda dos cafezinhos superfaturados, a Pantone acertou em cheio nesse tom! 🤎


Imagem criada com IA

Não é!?
Venho, tradicionalmente, trazer para você, que ainda me acompanha por aqui (um blog escrito, em pleno 2024), meus comentários sobre a cor do ano de 2025: Mocha Mousse 🤎

E como #tudotemmarekting, um pouco da importância e aplicabilidade dela no marketing, e olha que café e marketing tem uma parceria surpreendente, e também na moda e além!


Se você trabalha com marketing, publicidade, moda, design e áreas correlatas, com certeza já ouviu falar sobre a psicologia das cores (vai ter post sobre isso em breve rs), o estudo que analisa como as cores afetam o comportamento humano, despertando emoções, sentimentos, desejos e gatilhos mentais, portanto, sabe a importância de usar as cores de forma estratégica.


No própria site da Pantone, eles ressaltam que: "A ação Pantone Cor do Ano envolve a comunidade do design e os entusiastas das cores numa conversa sobre cores, destacando a relação entre cor e a cultura. A Pantone seleciona uma cor a cada ano que captura o 
zeitgeist global — a Cor do Ano expressa um mood e uma atitude globais, refletindo o desejo coletivo na forma de uma única cor distinta.".


Em CLASSIC BLUE - A COR DO ANO 2020 eu contei como surgiu e porquê a Pantone criou A COR DO ANO em 2000 e desde então, todos os anos faz a divulgação de uma cor, que fomenta principalmente a moda, mas também outros setores, principalmente os que envolvem design, seja de moda, gráfico, de interiores, etc.


Contei também que apenas 15 anos depois, com MARSALA, a cor do ano de 2015, o Brasil passou a se envolver mais, muito também, devido à expansão do marketing digital e a força das mídias sociais, com empresas de todos os tamanhos passando a identificá-la como um poderoso "efeito comunicador."

A Partir daí, passei, não só a acompanhar, como também a tentar adivinhar, acompanhando as tendências, claro, qual seria a cor do próximo ano. 

Cada vez mais próxima da moda e tendências, fui tetracampeã, acertando os tons (já que a cor em sí, com nome criativo, é impossível rs), dos anos subsequentes, de 2016 a 2019. Errando em 2020, ano em que nada foi fácil 😌


A CLASSIC BLUE, cor do ano de 2020, bem corporativa,  foi esquecida no churrasco no meio da Pandemia... 

Em 2021 voltei a acertar, quando a Pantone escolheu ULTIMATE GRAY e ILLUMINATING para as cores do ano de 2021 repetindo o grande feito de 2016, quando  escolheu pela primeira vez duas cores: ROSE QUARTZ  e SERENITY. Mas a repercussão não foi tão grande, especialmente, porque ainda estávamos enfrentando a Pandemia.


Os memes sobre o climinha medieval que tanto comentamos desde 2018, quando a Pantone anunciou ULTRA VIOLET  como a cor do ano, nos fez ter um carinho especial pelos tons de roxo né?

E em 2022, especialmente o lilás. Definitivamente aceitei que tinha uma nova cor favorita. Eu aproveitei e aproveito até hoje, a tendência de Very Peri. Essa aí à esquerda, é a minha atual foto de perfil em tudo agora, desde então. 💜

Os profissionais de marketing, em geral, sempre são muito adeptos do roxo, do lilás e seus tons próximos, pela representatividade da cor. 

Historicamente, a púrpura era utilizada pela nobreza e, por esse motivo, representa tanto poder e luxuosidade. Essa é uma cor com a capacidade de estimular o pensamento e a criatividade, transmitindo sensações de mistério, espiritualidade da sabedoria, da calma e do respeito...

Em 2023, a cor do ano escolhida foi: VIVA MAGENTA  já entregando um pouco de "rosa"/"vermelho", como eu imaginava, mas achei muito significativo ser uma cor bem incógnita como o ano de 2023 quando ele começou...


Em 2024, me tornei novamente tetracampeã, mas essa não tinha como errar!!
Para 2023 o rosa já era uma aposta, e com todo o hype da tendência Barbiecore (que ainda quero falar dela por aqui) do último semestre, alguém tinha dúvida que a cor de 2024 seria rosa? 💖
Não né!?
E com Peach Fuzz, a cor do ano 2024 fazendo a conexão, sem esforço, entre o que é jovial com o que é atemporal, como foi a promessa da Pantone, comemorei meu aniversário de um ano de "respiro" pra mim, pela primeira vez, pós-pandemia. 

De todas as empresas que também escolhem suas cores, a mais comentada e alinhada com o mercado acaba sendo da Pantone. Grandes repercussões, aderências, etc. Muito também, pela própria marca, ter um nome tão potente no meio do desing, já que Pantone é uma das escalas de cores mais usadas. E esse ano não poderia ser diferente, com a cor escolha da cor do ano de 2025: 
Mocha Mousse (PANTONE 17-1230) 🤎




Conforme a descrição da Pantone, Mocha Mousse é um tom marrom quente, imbuído de uma riqueza inerente, que nutre evocando a qualidade deliciosa do cacau, chocolate e café, apelando para o nosso desejo por conforto.





Vanilha/Baunilha Girl, Chocolate girl, Clean Girl, alfaiataria, elegância, cores neutros, autocuidado, skin-care, saúde mental, alimentação, saudável, exercícios, vida pessoal e profissional equilibrada...
Ao mesmo tempo inúmeros debates sobre terapia, positividade tóxica, a palavra do ano sendo: Brain Rot (Mas isso fica para outro momento rs)... 


A Questão é que diante de tantos debates, regras, tendências, o bom cafezinho tem ganhando espaço, gourmetizado claro, e o Mocha ou Mochaccino vêm abraçando essa onda de jovens senhoras e senhores que amam um cafezinho superfaturado em boa companhia, num lugar que traga aconchego, turminha da qual faço parte, quem já está lá no meu Instagram: @TLCARDOSO sabe... (vejo você lá, né?)



A escolha da cor do ano, nos ajuda a refletir sobre esse cuidado e acolhimento, inclusive, sobre DEI, que tenho me aprofundado mais, diante das discursões acaloradas sobre temas diversos e aumento exponencial de pessoas interessadas em marketing, moda e design nas mídias sociais, vai ser bem interessante, ver as repercussões e o uso dessa cor tão versátil. 









Como atuante em marketing, sempre vejo nas tendências, como a cor do ano que é bem difundida, uma oportunidade de trazer ideias, discursões sobre a proposta dela, na criação de conteúdo e nos debates e reflexões pessoais, além, claro, das possibilidades das cores do ano, trazerem novos tons a serem explorados, cenários diferentes e em diversos segmentos. Como alguns exemplos que eu trouxe do Pinterest.




                                                       


                      

Revelando o dinamismo da cor e a ligação com a sensação de estar num café pra se desligar dos problemas da vida, como comentado no vídeo, até as marcas de luxo, enxergando essa tendência, abriram suas cafeterias para fornecer essa experiência.

Imagem feita com IA

Achei uma boa aposta para 2025, ano em que estamos todos vendo as buscas por mais estabilidade seja financeira, social, emocional...


E o seu uso já presente em eventos como debutante, bebês, casamentos, itens para presente, skin care, decoração, arquitetura design de interiores, marcas, design gráfico em geral, branding e identidade visual, vestuário para todas as estações e dentre outros, maquiagens (que depois vou trazer um post blog especial).


































A paleta Pantone vai ficando cada vez mais diversa:


Depois do: 



Qual a próxima aposta?

Volto para atualizar sobre meus palpite para a cor do ano de 2025, seriam elas, PistacheAmarelo Manteiga... As 2 cores juntas bem Brazil core (que ainda acho que tinha que ser BraSil -com "s"- rs).. 💚💛

Cereja? 🍒
Morango🍓

Esses tons estão bem em alta eim...
Enquanto isso, compartilha nos comentários se você já está aproveitando a tendência...

Eu vou aproveitar bastante e vou tentar compartilhar mais ao longo do ano, especialmente as dicas de cafezinhos aqui em BH para você aproveitar também!



Até a próxima!
Th@is
💟

Comentários