Classic Blue - A cor do ano 2020 - esquecida no churrasco

Boa taaarde people!!

Hoje eu resolvi trazer um assunto mais leve para dar uma amenizada nesse turbilhão de sentimentos que tem sido essa "quarentena"... 

Então, vim falar de #moda e da cor do ano de 2020 que foi esquecida no churrasco, não deu nem tempo de falar sobre ela e essa pandemia que assola o país apareceu. Então vamos lá...



Primeiro eu quero contar um pouquinho para vocês como surgiu, pois apesar de ter falado por aqui do  : Verde GREENERY a cor Pantone do ano 2017 e do: Ultra Violet - entenda a cor do ano de 2018 e inspire-se! eu ainda não falei como surgiu...
Vem comigo!!

 Anualmente a Pantone pesquisa uma cor que é tendências mundial e a elege como “Cor do ano”, tudo começou em 1999 com o sucesso do “CERULEAN”, a cor do ano de 2000, que representou o milénio como um tempo de paz e tranquilidade. 


E desde então todo ano é apresentado uma cor estratégica como a cor do ano. Duas vezes por ano, a empresa hospeda, em uma capital europeia, uma reunião secreta de representantes de grupos de profissionais design de vários países. Depois de dois dias de apresentações e debates, eles escolhem uma cor para o ano seguinte.

A cor do ano não é escolhido aleatoriamente ou sem critérios, são meses investidos em pesquisas culturais, sentimentos e tendências antes de anunciar uma tonalidade, é uma escolha muito criteriosa que tem uma ampla influencia no design em geral. A cor supostamente se conecta com as expectativas para o ano seguinte, o que entendemos por “tendência”.

COMO SURGIU A IDEIA DE TER UMA COR DO ANO?
por blanca-lliahnne (Gazeta do Povo):

Ocorreu muito por causa do "bug do milênio", que foi uma grande ameaça de perda de todos os dados digitalizados que existiam no mundo. Esse grande medo criou uma preocupação que só iria terminar com a virada do ano. Muitas ações foram tomadas, mas ninguém tinha certeza sobre o que iria acontecer. Essa foi uma comoção mundial, o que é uma das prerrogativas para uma cor do ano ser selecionada, ou seja, que ela tenha uma ressonância mundial. 

Neste caso, a Pantone Color Institute lançou a Cerulean, a primeira cor do ano, chamada de “Cor do Milênio’, que é um azul clarinho, como a cor do céu. Ela trazia a mensagem de que as pessoas se tranquilizassem porque tudo iria sair da melhor forma e o resultado final seria muito positivo, como realmente foi. 


A Cerulean também tem essa mensagem de que todos nós, em desespero, olhamos para o céu, buscando em seu azul a tranquilidade, a paz, a proteção e a serenidade necessárias para se ultrapassar tempos difíceis.

Naquela época a Pantone não era uma marca reconhecida por todos. Ainda não havia produtos de consumo com a marca Pantone. Então, foram principalmente as comunidades de designers e de fashionistas que adotaram imediatamente esta cor pelo símbolo e pelo grande alívio de que nada aconteceu. 




POR QUE AZUL?

  • De acordo com o colorista Faber Birren, o azul é relaxante por causar a oxidação dos tecidos do corpo humano, atrasar as atividades hormonais, diminuir a pressão arterial e diminuir a respiração;
  • A cor azul remete calma, simpatia, harmonia e fidelidade;
  • A cor azul ajuda a acalmar bebês e colaboram para que eles tenham um sono mais profundo;
  • Por ser uma cor que transmite calma, olhar para a cor azul pode ajudar a aliviar dores de cabeça.

A partir de então, a Pantone nunca mais deixou de apresentar uma cor do ano. Aqui no Brasil, foi a partir da edição da cor MARSALA, em 2015, que as pessoas começaram a identificá-la como um poderoso efeito comunicador."

Fico muito feliz em poder dizer que fiz parte dessas pessoas, em 2015 como contei para vocês em: Ultra Violet - entenda a cor do ano de 2018 e inspire-se! eu tinha uma loja e me aprofundei um pouco mais no ramo da moda e logo descobri que a Pantone lançava cores do ano e pelas tendências, imaginei que seria um tom de vinho ou marrom e então, veio o Marsala. 


Na minha opinião o maior sucesso de cor do ano de todos os tempos, talvez justamente por ter sido o 1º ano que o Brasil investiu e comunicou mais sobre a cor do ano unido ao fato de ser uma cor espetacular principalmente para a moda festa e outono/inverno.




Hoje, todo mundo que trabalha [no universo da moda, design e decoração] sabe qual é a cor do ano". E eu desde que a acertei a tendência da cor do ano de 2015, não parei de fazer as minhas especulações. 

Em 2016 tudo indicava que as cores seriam ou rosa ou azul, claros, candy, ou baby tons, aquelas cores lindas, que parecem balas, doces ou também conhecido como tons de "bebê", rosa bebê, azul bebê... Então, como mostrei para vocês em: Verde GREENERY a cor Pantone do ano 2017 quando resenhei sobre a cor do ano também não deu outra, a Pantone escolheu pela primeira vez dois tons: ROSE QUARTZ E SERENITY!!


Aí não faltou inspiração né!!
Cores maravilhosas e que funcionam com tudo, roupas, cosméticos, makes, decorações, cama, mesa e banho, casa, bebês, crianças, adolescentes, festas, casamentos...


Foi um ano que deu para aproveitar cada momento dessas cores maravilhosas e a tendência de candy collors... 

Bateu até saudade desse ano maravilhoso para o mundo da moda. 



Em 2017, apesar de também ter acertado o tom, a cor, o GREENERY não me agradou muito, preferia mesmo um "verde bandeira"... 


Mas mesmo assim, deu para aproveitar um pouco dos detalhes e curtir a natureza e as saladas "estando na moda" rsrs 



Outro acerto comemoradíssimo foi a ULTRA VIOLET:


Nesse ano, além de estar me conectando ainda mais com o mundo da moda, acompanhando mais de perto as tendências, nomes, estilos, premiações e desfiles, eu estava investindo bastante aqui no blog e foi quando o Melindrosa surgiu e o blog ganhou uma nova identidade, já em ULTRA VIOLET, antes do anúncio da cor do ano. 

Então, imagina a minha felicidade quando foi anunciada, mais uma vez acertei e essa cor é simplesmente maravilhosa...



Além de remeter à tecnologia, glamour, luxo, inovação, ainda vincula-se muito bem ao marketing e a estratégia da VACA ROXA, como contei para vocês em: Ultra Violet - entenda a cor do ano de 2018 e inspire-se! 

Então, não tinha como eu não ter gostado. 


Em 2019 eu fiquei longe do blog e não trouxe para vocês a cor do ano que foi: LIVING CORAL


Apesar de ter comemorado o meu TEEEETRA... hahaha
Já que era o 4º ano seguido que eu acertava o palpite sobre a cor do ano, lá no INSTAGRAM - Clica aqui para ver.

Fiquei super feliz e até repostei o videozinho que a PANTONE postou para divulgar a cor do ano.

A cor foi uma mistura de rosa com laranja, então eu acertei mais uma vez...
Além disso, o momento MUNDIAL de preocupação com o meio ambiente, especialmente com as vidas marinhas, depois do tema do ano da semana do meio ambiente de 2018 ter sido o PLÁSTICO, como compartilhei nesse outro POST DO INSTAGRAM...

Veio o "bum" dos canudinhos de aço inox e o movimento SEREISMO ganhou ainda mais força, vez e voz... Não poderia ser diferente, o vídeo de divulgação foi um peixinho nadando em paz pertinho do coral.
E aí, o que não faltou foi inspiração, o próprio azul do mar/oceano representado no vídeo, serviu para compor a paleta de cores e por ser um tom neutro, mais uma vez invadiu, não só o ramo têxtil, mas decorações, eventos, principalmente os casamentos e até a cor de cabelo...


Co

Uma cor tão leve, neutra e versátil que remeteu até à uma moda mais vintage que também estava muito em alta em 2019.




E justamente por essa onda mais vintage, eu continuei apostando em tons de nude ou tons terrosos para 2020, mas confesso que há essa altura, eu já nem sabia mais se era mesmo uma aposta ou uma vontade...

Observando a tabela de cores do ano desde 2000, quando surgiu a 1ª cor ano, reparei que as cores parecem conversar entre sí formando praticamente uma paleta e que os tons pastéis são predominantes, talvez, justamente por serem mais fáceis de agradar a maioria das pessoas e serem utilizados em ocasiões diversas (móveis, decorações, itens de casa, entre outros e não só em roupas e acessórios.), porém, ainda faltava um tom mais acentuado de marrom, seja mais claro ou mais escuro...
E com as adaptações das marcas pela inclusão de diversos tons, para englobar de verdade os "tons de pele" eu realmente achei que estava no caminho certo da aposta e enfim, veria esses tons estampados em todos os lugares. 

Mas então, ERREI.
Deixei de ser invicta, mas tive uma surpresa: A COR DE 2020: CLASSIC BLUE, é a cor principal da marca da empresa onde trabalho, além disso, saiu dos tons pastéis e foi para o tom forte e olha a imagem principal de apresentação:



Conforme artigo da Só Tintas, a Pantone Classic Blue 19-4052 é um tom azul atemporal, resistente e elegante em sua simplicidade. A nuance escolhida costuma ser associada com comunicação, introspecção e clareza. O uso da cor na decoração promove concentração e ajuda a organizar os pensamentos, um equilíbrio em relação ao ritmo acelerado que a tecnologia nos impõe.

Mas seria um presságio? O tom mais sóbrio remetendo à uma vida mais centrada e voltada para o profissional, as pessoas em uma certa distância... rsrs
A declaração da diretora: 

“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.” – Leatrice Eiseman (diretora executiva da Pantone Color Institute)



A cor mais sóbria e versátil dos últimos anos, certamente seria muito bem aproveitada, não só pelas pessoas mas também pelos negócios...


Certamente uma cor que seria explorada e muito bem aproveitada, não fosse a QUARENTENA DE 2020 ...


O azul escuro funciona muito bem como base para o ambiente completo, ou até como único ponto de cor no espaço. Dá para apostar na pintura da parede, teto, marcenaria laqueada, almofadas, vasos, mantas, ou no monocromático, que fica lindo e moderno! Algumas cores vão super bem com esse tom de azul, como rosa e verde, além do clássico branco. 



Então, o que nos resta agora nesse restinho de OUTONO DE 2020 é aproveitar para comprar algum mimo para a casa, para deixá-la mais bonita e aconchegante, já que estamos passando mais tempo nela...


Ou quem sabe até aproveitar o Isolamento Social e nossos momentos para arriscar pintar alguma coisa?? rsrs 


Ou resolver casar na Quarentena para não precisar de preocupar com a lista de convidados??




Boa ideia, não??
Como eu já casei, vamos para as outras opções...
Com certeza já devo ter compartilhado com vocês que adoro detalhes né?
Além disso, o que nos resta agora para aproveitar a cor do ano são as roupas confortáveis para o home/hell office e ficar em casa, curtindo AS LIVES DA QUARENTENA.





Assim como as outras empresa, a Pantone, empresa americana de consultoria de cores, realiza estudos focados em temas ligados ao comportamento do mundo (pessoas, natureza, redes sociais, dia-a-dia, política, etc.), para encontrar sinais criativos que indiquem, diretamente ou indiretamente, mudanças na sociedade. O resultado dessa pesquisa resulta em uma cor que impacta não só o ramo da decoração, mas também a moda, beleza, lifestyle, marketing, ou seja, tudo ligado a criação!

E qual será a cor de 2021 eim?
Será que devo insistir em tons terrosos e de nude?? Principalmente com o temas temas: inclusão, respeito, diversidade e a luta anti-racista tomado tanta força nos últimos dias, que a Band-aid resolveu fazer adesivos com "tons de pele":


Ou devo desistir e esperar por algum tom de verde para representar a esperança de novos tempos? Já que o azul da serenidade e saúde provavelmente não será repetido 2x seguidas... Ou será que vai? rsrs

Ou talvez um tom de amarelo para representar a prosperidade que esperamos do ano (SE DEUS QUISER) pós-pandemia??

Mas quer saber o que seria surpreendente e ousado??
A PANTONE lançar logo o PRETO como cor do ano, para simbolizar todo o luto e a luta que o mundo vive nesse momento... SERIA SEN-SA-CI-O-NAL!!

Ou talvez arco-íris, também para simbolizar a esperança de um ano melhor com a harmonia das cores, além da luta contra a homofobia...

Porém, acho que... mais fácil lançar um BRANCO (PAZ)!!

Ohhh, acabei de fechar a matéria e olha só o que a PANTONE publicou:



Voltei para editar esse post só para mostrar esse meu "feeling" para a moda... rsrs


Então é isso...
O jeito é aguardar né!!

 

Até a próxima
Th@is
💋




Comentários