Ultimate Gray e Illuminating - as cores do ano de 2021 e a influência da pandemia

Hello People!
Preparados para meus comentários sobre as cores do ano 2021?


Vamos começar pelo ponto de eu ter acertado em uma das minhas opções de aposta? 💛
Vem conferir!

Se você ainda não sabe bem do que estou falando por aqui, vale conferir a postagem que fiz há algum tempo, sobre: CLASSIC BLUE - A COR DO ANO 2020 - ESQUECIDA NO CHURRASCOLá, eu falo um pouquinho sobre como e quando surgiu a ideia da Pantone de ter uma cor ano.

O sucesso do 1º ano com o "CERULEAN”, a cor do ano de 2000, que representou o milénio como um tempo de paz e tranquilidade e também sobre as cores escolhidas nos demais anos, até que em 2015 a cor MARSALA, chamou atenção do público no Brasil e assim, graças também à expansão do marketing digital e à força das mídias sociais, empresas de todos os tamanhos começaram a identificá-la como um poderoso "efeito comunicador." Inclusive a minha mine loja na época, como contei para vocês em: Ultra Violet - entenda a cor do ano de 2018 e inspire-se!

Hoje, todo mundo que trabalha de alguma forma com cores [no universo da moda, decoração, fotografia, design e marketing] sabe qual é a cor do ano, sua importância e "vendabilidade". Eu como profissional de marketing imergida e apaixonada, assim como por moda e fotografia, mergulhei de cabeça nesse universo e não deu outra:
Acertei a cor do ano 2016, 2017: 
Verde GREENERY a cor Pantone do ano 2017 
2018 
e 2019. Tetracampeã rsrs

Mas eis que, em 2020, ERREI!
EITA ANINHO VIU!! 😂
Mas pelo menos, achei a  CLASSIC BLUE belíssima e que combinou muito com o ano de 2020, tanto a cor quanto o motivo pelo qual foi escolhida, como comentei com vocês em: A COR DO ANO 2020.
Nesse mesmo blog post, eu comentei como estava um pouco perdida sobre os palpites para a cor de 2021 né? Mas... o AMARELO está lá!!

Foi uma aposta minha para representar a prosperidade que esperamos do ano (SE DEUS QUISER) pós-pandemia, porém o cinza eu realmente não imaginei, mas até entendo um pouco do sentido. 


A QUARENTENA DE 2020 nos trouxe um ano cinza, toda aquela emoção de um início de nova década, novo ano, o "NOSSO ANO", as metas estabelecidas, novas promessas... logo ficou para trás, eu, que nem imaginava nada disso no início do ano, fiz um vídeo tão lindo de resoluções que apesar de tudo ainda me orgulho dele:

 

Não demorou, chegou o OUTONO DE 2020 e começamos a perceber que não iria passar tão rápido como imaginávamos, vimos muitas pessoas e empresas se adaptando e as coisas começando a se organizar, muito se falou em adaptações, transformações e todo mundo pode sentir a importância e a necessidade da internet, do marketing digital, do e-commerce e das tecnologias em geral, que permitiram que as pessoas se protegessem e os negócios se transformassem. 

O Isolamento Social com os seus momentos, nomenclaturas, que foram se encaixando a medida que o tempo foi passando e fomos vendo uma onda de movimentos, novas vozes, descobertas. Passamos a acompanhar mais as notícias, as políticas, as pesquisas...

Vivemos toda essa pandemia de mudanças dia após dia, mas ao mesmo tempo em que víamos as coisas mudando, e não da forma que esperávamos para esse ano, diante de nossos olhos, vimos também muita coisa boa surgir, muita solidariedade, muita visibilidade às desigualdades que antes eram muito mais ignoradas e as ondas de Lives da Quarentena que trouxeram um pouco de entretenimento, acalento e arrecadaram fundos para ajudar os mais necessitados. 

Infelizmente, esse clima não foi muito adiante e vimos todo esse cenário se transformar em uma lastimável guerra de egos e de egoísmos. No meu relato de 100 dias de quarentena, eu desabafei um pouquinho sobre como estava para mim estar vendo isso começar a acontecer... 

Eu foquei em estudar, trabalhar, produzir conteúdo e deu certo!!
Comecei uma terapia, como compartilhei com vocês no Instagram: @TLCARDOSO e vi o quanto eu sentia falta de criar e compartilhar. O quanto isso me deu forças para entender o momento que ainda estamos passando e me fazer ver as coisas com um pouco mais de leveza, tão necessário para conseguir manter a saúde mental nisso tudo.

E como passa rápido né... 
Compartilhei com vocês a flexibilização do meu Home Office e o retorno em escala ao escritório e também um pouco de como foi até os 200 dias de "quarentena":


Depois disso, com a volta do trabalho, usar transporte público, higienização de tudo que passou na rua, troca de roupa e máscara constante, lava roupa, chegar em casa quase todo dia passando mal sem saber se eram sintomas de covid ou ansiedade...

Eu diminui o ritmo, a produção de conteúdo caiu um pouco e tirei férias, merecidas, já que no ano passado consegui viajar por uma semana, mas ainda sim, prestando suporte... As férias desse ano foram um pouco mais extensas 12 dias, o suporte foi mais leve e eu pude me sintonizar um pouco sobre tudo e aprender a lidar com a realidade da flexibilização, então, eu REALMENTE ENTENDO MUITO a escolha do CINZA -Ultimate Gray.

Por mais que já estejamos ouvindo falar de vacinas, as coisas aqui no Brasil ainda estão engatinhando, então, não vamos entrar 2021 vacinados, até porque, como alguns de vocês devem ter acompanhando a minha CONTAGEM REGRESSIVA NO FACEBOOK: FALTAM 21 dias para o fim do ano, então, infelizmente, não vamos poder comemorar o nosso ano novo, jogando máscaras pro alto e nos abraçando. (QUERIA 😌)

Mas em algum momento, a vacina virá.. 
Então, para mim, é como se a junção das cores se descrevessem na imagem abaixo: 


Um caminho cinza, com um pouquinho de esperança ao lado, paralelo, alí bem próximo para nos ajudar a seguir em frente...

Eu sei que vou fundo né!!
Eu realmente SINTO, como dizem... A sensibilidade pode ser uma qualidade ou um defeito... Ao mesmo tempo que conseguimos acreditar, ter fé, esperança, nos prender a bons detalhes e seguir adiante, também somos afetados em graus maiores pelos problemas e não sei como será de fato 2021. 

Vamos ter acesso seguro à vacina quando? Será em massa? Ou alguns terão que pagar? Teremos condições de pagar? Como ficará a economia, a saúde mental de todos, a convivência? O fim do ano já está tão próximos e estamos tão cheios de incertezas e tentando desviar de DESinformações...

Imagem - Freepick

Dizer apenas que gostei, é muito vago, ainda preferiria os tons terrosos, o preto ou o arco-íris, acho que questões sociais, inclusão e a reafirmação da necessidade de igualdade falam mais alto nesse momento. A força que vamos precisar para nos reerguer, o quando vamos precisar ser forte, resilientes e ao mesmo tempo pacientes e solidários. 

Entendo o intuito das cores escolhidas mas não apostaria, apenas em uma esperança sem causa que vai aparecer/renascer em algum momento do ano, acredito mais na força da mudança pela força de vontade, que nós temos, de continuar.

Realmente dessa cor do ano eu esperava mais... Ao contrário de 2016, quando a Pantone escolheu pela primeira vez dois tons: ROSE QUARTZ E SERENITY, os dois tons de 2021: ULTIMATE GRAY e ILLUMINATING, "o cinza dando lugar à luz" me parece muito fora da realidade, sem empatia com todas as lutas de 2020. Um pouco aquém do cenário de renascimento que vamos precisar promover em 2021. 

Talvez uma tentativa de "vai ficar tudo bem" mas que acabou soando um pouco com "estamos bem perdidos mas esperamos que venha o melhor". 

De toda forma, a combinação de cores é boa, e talvez estejamos entrando mais na parte comercial da escolha das cores do que realmente a conexão com o momento da sociedade, o que, infelizmente acaba acontecendo...

Designers de todas as áreas já trabalhavam as cores em conjunto antes. Os tons escolhidos casam muito bem entre si, e se 2021 nos permitir um "respiro" ainda no primeiro trimestre é capaz de vermos muitas vitrines, identidades visuais, roupas, acessórios e diversos itens disponíveis nas cores do ano 2021. Ninguém se importa mais com a cor do ano em um ano de pandemia.

Ninguém vai investir em compras se a economia está em recessão, ninguém vai acelerar em 2021 sem uma boa perspectiva...

Vamos aguardar...
Ainda é muito, muito, muito, cedo para arriscar um palite para a cor do ano 2022 né rs 
Acabamos de descobrir a cor de 2021, mas podem ter certeza que vou comentar com vocês sobre meus palpites mais para o fim do ano. Me acompanhem também no Instagram para ficarem mais pertinho: @TLCARDOSO e por enquanto, fiquem com algumas inspirações e possibilidades com as cores do ano de 2021: ULTIMATE GRAY e ILLUMINATING.

MODA:

As roupas são as primeiras, pois, também são mais fáceis de entrarem na "onda" da cor do ano. Como as cores escolhidas têm tons mais comuns, muitas lojas já devem ter em estoque, então ficará mais fácil fazer apenas as composições dos looks e das vitrines, além de ser mais fácil de vender, por já está dentro das cores usadas pela maioria:



A Globo mesmo, já lançou uma matéria em seu site, explorando um copilado de fotinhas de mulheres já usando as cores do ano:

Amarelo e cinza são as cores de 2021 segundo a Pantone — Foto: Reprodução/TV GLOBO


DESIGN GRÁFICO:



Como profissional de marketing, já vi algumas empresas, marcas e influencers apostarem nessa combinação, para algum material específico ou até mesmo como identidade da marca. Acredito que muito pode ser explorado e principalmente por empresas que venham realizar um rebranding (reestruturação da marca) em 2021. 

As cores não tem uma boa pegada como identidade visual para comércio ou ramo da alimentação, mas quem sabe surge uma boa aposta né...


MAQUIAGENS




Acredito que vamos sim ver surgindo paletas, esmaltes vendidos em conjunto, Youtubers fazendo tutoriais, mas não acredito que as duas cores serão usadas com frequência, no dia a dia, normalmente não.

DECORAÇÃO

Basta uma pesquisa rápida no Pinterest que achamos várias opções, como as que coloquei abaixo, na minha opinião, esse ramo será a grande apostas para as cores, afinal, detalhes decorativos sempre estão em alta e com apenas alguns itens é possível transformar um ambiente, para escritórios que já têm a base cinza por exemplo, uma grande sacada incluir o amarelo para trazer um pouco de novidade, principalmente no caso de uma preparação para o retorno presencial dos funcionários.






Deu até vontade de comprar umas coisinhas para a casa aqui... 
Ooops, passou, agora é hora de economizar para pagar os Is que estão chegando (IPVA, IPTU...), então, por hoje é isso. 
Boa sexta pessoal!

Até a próxima!!
Th@is
💋





Comentários