Peach Fuzz - Venha conhecer a cor do ano 2024, e a usabilidade na moda, no marketing e além

E aí, bão!! 👋
🌾Cê tá joia?

👑Confesso que uma das "pautas" que mais gosto de trazer por aqui é essa: A COR DO ANO!

Alguém tinha dúvida que a cor de 2024 seria rosa? 💖
Não né!?

Vou fazer, tradicionalmente, para você, que ainda me acompanha por aqui (um blog escrito, em pleno 2024), meus comentários sobre a Peach Fuzz.

Então venham conhecer a cor do ano 2024 e um pouco da sua usabilidade na moda, no marketing e além!

Em CLASSIC BLUE - A COR DO ANO 2020 - ESQUECIDA NO CHURRASCO eu contei como surgiu e porquê a Pantone criou A COR DO ANO em 2000 e desde então, todos os anos faz a divulgação de uma cor, que fomenta principalmente a moda, mas também outros setores, principalmente os que envolvem design, seja de moda, gráfico, de interiores, etc.


Contei também que apenas 15 anos depois, com MARSALA, a cor do ano de 2015, o Brasil passou a  se envolver mais, muito também, devido à expansão do marketing digital e à força das mídias sociais, com empresas de todos os tamanhos passando a identificá-la como um poderoso "efeito comunicador."

Neste mesmo ano, tive a minha mini loja, Brisa e também passei, não só a acompanhar, como também a tentar adivinhar, acompanhando as tendências, claro, qual seria a cor do próximo ano. 

Em 2015, por exemplo, marrom e vermelho já estavam muito presentes na moda, tanto que algumas das peças que mais fizeram sucesso  foram com esses tons.

Portanto, MARSALA, como uma junção de ambas, com certeza ganhou nossos corações naquele ano. Fez parte do nosso cotidiano e especialmente por eu achar uma cor maravilhosa, apostei em diversas peças, principalmente na coleção outono/inverno e foi lindo de ver.

Á partir de então, cada vez mais próxima da moda e tendências, fui tetracampeã, acertando os tons (já que a cor em si e seus nomes criativos é impossível rs), dos anos subsequentes, de 2016 a 2019. Errando em 2020, ano em que nada foi fácil...

Mas em 2021, voltei a acertar, apostando no amarelo e ULTIMATE GRAY E ILLUMINATING foram anunciadas como as cores do ano, repetindo duas cores para um ano, como em 2016, quando a Pantone escolheu pela primeira vez dois tons: ROSE QUARTZ  e SERENITY. Apesar de não serem tão icônicas quanto, achei muito acertadas para o cenário que vivemos, as cores: ULTIMATE GRAY e ILLUMINATING.

— Mais Brasil (@maisbrasil) November 10, 2022

No fim de 2021, já estávamos todos cansados na pandemia sem fim, e o meme era a mistura e fim de ano com fim de mundo.

A sensação de impotência, de não estar vendo a solidariedade que gostaríamos, dentre tantas coisas que comentei por aqui e nas mídias sociais, principalmente nos stories do Instagram: @TLCARDOSO (vejo você lá, né?) acredito, que não me permitiram ter uma virada de ano que renovasse as energias. 

 
Em 2022, eu tive a impressão de estar vivendo pela terceira vez o mesmo ano, E o climinha medieval que tanto comentamos desde 2018, quando a Pantone anunciou Ultra Violet como a cor do ano, nos fez ter um carinho especial pelos tons de roxo né? E em 2022, especialmente o lilás. Definitivamente aceitei que tinha uma nova cor favorita. E essa aí à esquerda, é a minha atual foto de perfil em tudo agora, com meu terninho fora do comum (só quem é das antigas vai pegar a referência rs). 💜

Quem diria né, um terninho que não é neutro e nem sóbrio, inclusive o blazer é cropped, para combinar com um momento bem distópico que vivíamos. E eis que, coincidência, ou não (👀), a Pantone anunciou Very Peri, como a cor do ano de 2022.

Very Peri (PANTONE 17-3938), combina a fidelidade e constância dos azuis com a energia e entusiasmo dos vermelhos. A cor é descrita como a mais feliz e quente de todos os tons de azul, sinalizando confiança e curiosidade. O tom foi especialmente criado pela Pantone para refletir o zeitgeist global do momento, a transição pela qual todos estávamos passando, a inovação e transformação globais ocorridas.

A cor é uma mistura de azul e vermelho-violeta, ilustrando a fusão dos nossos tempos modernos e como o mundo digital transformou o nosso mundo físico. A Pantone escolheu a cor do ano com base em análises cuidadosas de tendências e influências de cores em todo o mundo, incluindo a indústria do entretenimento, moda, arte, design, viagens e condições socioeconômicas. E segundo a Pantone a escolha visava encorajar a expressão pessoal e a criatividade sem precedentes. Ajudar a abraçar o cenário de possibilidades, nos abrindo para uma nova visão para re-escrevermos as nossas vidas. 

Confesso que, para mim, não deu muito certo...
Mais que uma cor, era preciso o fim da pandemia para que a vitalidade retornasse. Contudo, eu adorei a escolha da cor e como foi a primeira vez na história, que uma cor foi 100% desenvolvida pela Pantone, invés de escolher uma tonalidade pré-existente, achei muito acertada.




Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, comentou logo appós o anúncio: "Foi muito importante para nós criar uma nova cor, porque temos uma visão muito nova do mundo agora". E concordo que, apesar de não ser capaz, sozinha de trazer renovação, trouxe um pouco mais de cor para um cotidiano ainda tão incerto. 



Eu aprovei, aproveitei e aproveito até hoje.
Principalmente em acessórios, esmaltes, itens de treino em casa e alguns itens de decoração.


Inclusive, acho que poderia ter sido uma nova oportunidade para relembrarmos da estratégia da vaca roxa em marketing em 2023, e trazer mais inovação, diferenciação e personalização. Contudo, acabamos no ano da IA, como comentei com vocês um pouco dos meus estudos no meu post de Halloween no Instagram.

Embora eu acredite que vamos ver mais sobre os três itens e inclusive o valor do conteúdo artesanal que já está em alta no varejo com a aposta em UGC em 2024. Porém, este não é o assunto de hoje, ainda vou trazer mais dos dois assuntos em outros blog posts...

Algumas inspirações, se você também quiser incluir mais o tom de roxo/lilás. 


Pantone

 
moda e beleza vale

Blog Vicaya


É uma paleta com muitos tons que podem ser aproveitados de várias maneiras de acordo com o gosto/estilo de cada um.



Em 2023, a cor do ano escolhida foi: VIVA MAGENTA  já entregando um pouco de "rosa"/"vermelho", como eu imaginava, mas achei muito significativo ser uma cor bem incógnita como o ano de 2023 quando ele começou...

Seria rosa? Vermelho? Roxo?
Seria 2023 o ano do fim da pandemia, mais uma vez veríamos tudo se repetindo? O que teríamos de novo? Ou seria tudo o mesmo de sempre ainda chamado de "novo normal"?
De toda forma me lembrei de quando brincávamos na infância e assim como gelo sempre era discutido se era ou não uma cor, magenta também rs.



VIVA MAGENTA (PANTONE 18-1750), conforme descrição da Pantone, é um tom de vermelho vibrante, rosado e cheio de energia. A cor é descrita como uma mistura de vermelho e rosa com toques de roxo, que pertence à família de cores avermelhadas. Uma cor corajosa e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo assim uma nova narrativa. É uma cor que encoraja a experimentação e a autoexpressão sem restrições, um tom eletrizante e sem fronteiras que se manifesta como uma afirmação de destaque. 



Já que não foi possível emplacar a nova narrativa para 2022 porque não tentar de novo em 2023, né gente?

A escolha esperava refletir a inovação e transformação globais. Inspirada no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais e também um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu.



Achei a cor muito bonita, mas como não teve muito uma definição acabou se confundindo muito com tons de rosa, roxo... E não acredito que tenha sido possível aproveitar tão bem como as demais. As próprias imagens que trouxe do Pinterest como inspiração fazem a montagem misturando esses tons.






O mais interessante ao meu ver é que 2023 também teve esse cenário meio caótico na minha opinião. Mas trouxe sim a "vibração" e algo "raro" como era a ideia inicial da cor. Além de, introduzir o rosa ainda mais no cenário da moda em 2023. Pois, vimos um caminhar da indústria nessa direção, e ficou muito evidente essa direção e predileção após o desfile da Valentino que trocou o tradicional vermelho: RED VALENTINO e criou seu próprio rosa: PINK PP.


Apesar do desfile contar ainda com o preto em contraste, o PINK PP roubou a cena, sem nenhuma dúvida. E uma curiosidade, quando eu tinha 15 anos, o meu guarda-roupa era praticamente o próprio desfile Valentino: Pink e Preto (💗❤). Depois vou procurar alguma foto, de algum look da Thais aos 15 (😁), se eu achar, volto para atualizar.

Confesso que olhando todas as cores do ano Pantone de 2000 até 2023, algum tom de rosa não seria a minha primeira opção para 2024. 



Mas após o desfile Valentino, a tendência Barbiecore (que ainda quero falar dela por aqui) veio "sem freio", e o anúncio do filme da Barbie que tirou todas as Barbies da caixa, não tinha como não apostar em algum tom de rosa para 2024. A moda, o marketing, as reflexões sociais, todas fomentadas pelo filme e a "onda rosa" (que eu particularmente amei, gosto bastante de rosa e usei várias roupas que já tinha, só não costumava mais usar look rosa monocromático) causou.

E não, não acho que ficou enjoativo, (e nem é só porque a Thais de 14 anos tinha um guarda-roupa com 50 tons de rosa e saia "de Barbie" praticamente todo dia 💝😅), achei que foi um tempo até razoável, os meninos andam com blusa de time a vida toda e ninguém fala nada e nem dois meses das meninas de rosa 🙈🙉🙊... Mas essa crítica fica par um futuro se eu ainda animar a falar mais sobre o filme Barbie do que já postei do Linkedin.


A cor do ano 2024 não poderia ser outro tom além do rosa, e o escolhido foi: PEACH FUZZ!


PEACH FUZZ (PANTONE 13-1023), de acordo com a descrição Pantone, é um tom de pêssego gentil e aveludado com uma aura cativante que enriquece nossa mente, corpo e espírito. Na minha opinião, tudo que precisamos para 2024 e todos os anos: Equilíbrio.

Para a Pantone, a cor representa um desejo de nutrirmos os outros e a nós mesmos, oferecendo um abraço caloroso e fazendo a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal. A escolha do PEACH FUZZ como a cor do ano de 2024 reflete a necessidade de cuidado e compartilhamento, vida comunitária e colaboração. É uma cor que evoca sensações de calor e otimismo, trazendo uma sensação de tranquilidade e bem-estar. 

Acho que se, a escolha da cor do ano nos ajudar a refletir sobre esse cuidado e acolhimento, inclusive, o debate sobre etarismo, diante das discursões acaloradas sobre gerações nas mídias sociais, vai ser bem interessante, de toda forma, poderemos aproveitar muito para curtir como todos os anos, as novidades em PEACH FUZZ  que nos serão apresentadas. 

E são inúmeras, as possibilidades, por exemplo, A Motorola que vem aproveitando e fez uma parceria divulgada no próprio site da Pantone.


Eu, como atuante em marketing, sempre vejo nas tendências, como a cor do ano que é bem difundida uma oportunidade de trazer ideias, discursões sobre a proposta dela, na criação de conteúdo e nos debates e reflexões pessoais, além, claro, das possibilidades das cores do ano trazerem novos tons a serem explorados, cenários diferentes e em diversos segmentos. Como alguns exemplos que eu trouxe do Pinterest.




Volto para atualizar sobre meus palpite para a cor do ano de 2025, enquanto isso, compartilha nos comentários se você já está aproveitando a tendência...

Eu vou aproveitar bastante e vou tentar compartilhar mais ao longo do ano!



Até a próxima!
Th@is
💟

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