Manifestações no Brasil do Facebook para as ruas!

E tem como não dizer que tudo tem marketing? 




Calma! Estou falando de marketing no seu real significado, que bem resumidamente e diretamente é estratégia.


O Brasil está vivendo um momento histórico revolucionário e muito interessante em todos os seus aspectos. Em plena era da comunicação, com bombardeios de informações para todos os lados, todo mundo usando a criatividade para se expressar e as manifestações pacificas ganhando cada vez mais força nas ruas, (porque os episódios protagonizados pelos vândalos disfarçados de manisfestantes eu nem levo em consideração) é inevitável ver e analisar os principais pontos desse movimento que para mim é lindo: O Despertar do gigante!


"Vamos começar pelo começo", frase que muitos estrategistas, incluindo eu adoramos usar, como surgiu a ideia. No fim do mês passado começamos a ver pela tv, jornais, etc, as manifestações na Grécia devido aos aumentos dos impostos e congelamentos de salários e depois vimos também as manifestações na Turquia que iniciaram devido ao protesto contra o corte das árvores  do Parque Taksim Gezi, último espaço verde no centro da cidade e logo em seguida vimos também o aumento da passagem na cidade de São Paulo aqui no Brasil. Lentamente vimos algumas reclamações surgirem, umas aqui outras ali, até que um grupo (que eu ainda não achei qual) resolveu levar suas indignações para a internet, para as redes sociais e mais precisamente para o Facebook.

"Caiu na rede é peixe!" Ditado simples e verdadeiro, o movimento, se espalhou rapidamente pela rede, se tornou viral, e deu início ao evento que convidava todos os participantes para saírem às ruas como os Turcos e os Gregos também já haviam feito. E começou o "#VemPraRua!". Pois tudo isso logo lembrou alguém a Campanha que a Fiat lançou recentemente com o objetivo de celebrar a Copa das Confederações no País e portanto vinha sendo passada constantemente na TV.

Na mesma semana a hashtag foi liberada no Facebook e de tantas postagens, compartilhamentos, retweets, etc vimos o "#VemPraRua!" atingir os trending topics do Twitter e se espalhar por todas as esferas digitais na velocidade da luz e viu o seu conceito disseminado, literalmente, pelas ruas com cartazes.

Para o público, a letra da música interpretada por Falcão, do grupo O Rappa, que traz frases como “Vem para a rua/Por que a rua é a maior arquibancada do Brasil”, refletiu o desejo de chamar a população para abraçar a causa, vejam o comercial abaixo:



A manifestação que começou no Facebook, se organizou e saiu do Facebook para as ruas, chamando atenção da população para o aumento das passagens e agregando mais participantes por onde passava.


Como sempre, surgiram àquelas pessoas, àquelas imprensas, que tentaram dimuniur a causa dizendo que era apenas por R$0,20 que era o valor correspondente ao aumento da passagem. Quanta igenuidade, ou quanta perversidade? O brasileiro que tem um dos impostos mais caros, salários mínimos mais baixos, está voltando a sofrer o medo da inflação, quando resolvem fazer alguma coisa, falar mais alto, são questionados porque tudo isso por R$0,20, é porque não são só vinte centavos...




Nas áreas estratégicas estamos acostumados com a expressão, essa é só a ponta do iceberg, ou seja apenas o que conseguimos ver por cima do oceano de algo enorme que está por baixo dele, e "os vinte centavos", como ilustra a imagem que achei circulando pelo Facebook, também é só a ponta do Iceberg. Só que então os manifestantes resolveram mostrar isso para todos verem, já que não estava muito claro e então levantaram outras bandeiras além da redução da passagem, todas as bandeiras de indignação com tudo que está errado no nosso país. E o "VemPraRua" ganhou ainda mais força.

Foi então que começamos a ouvir sobre a Fiat querer tirar a propaganda que acabou virando ironicamente "Jingle" dos manifestantes que agora também repudiam os altos gastos com a Copa e baixos investimentos em saúde e educação e pedem por hospitais e escolas no padrão FIFA.

Em comunicado, a Fiat informa que a campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made foi desenvolvida exclusivamente com foco na alegria e paixão que o futebol desperta nos brasileiros. Ainda de acordo com o anunciante, o plano de mídia original já contemplaria que o filme deixará de ser exibido em TV aberta, mas continuará nos canais digitais da marca. A Fiat reitera que a plataforma de futebol criada a partir desta campanha prosseguirá até a Copa do Mundo de 2014.

E foi nesse cenário que vimos a manifestação ganhar força com a entrada do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte nas manifestações que também arrastaram muitas pessoas para a ruas.








RIO DE JANEIRO!








      BELO HORIZONTE!






E não é que o gigante acordou? Depois de fazer da rua a maior arquibancada do Brasil, os brasileiros voltavam para onde tudo começou: Redes Sociais, (considerando o Facebook como a principal) postando as fotos dos manifestantes, reivindicando o descaso dos policiais que estavam agredindo as pessoas sem necessidade e mostrando que o Brasil resolveu se manifestar, saiu do Facebook e foi para as ruas, dessa vez utilizando: “O gigante acordou”. #ogiganteacordou foi outro slogan usado nas manifestações e que também esteve entre os trending topics brasileiro com a hashtag #ogiganteacordou.

A mensagem criada por Alexandre Gama, CCO global da Neogama/BBH, há um ano e meio, fez parte de uma campanha da Johnnie Walker exclusiva para o Brasil.

As cenas do filme mostram o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, sendo "acordado" na forma de um gigante. Ele se levanta e, já em pé, segue em direção ao mar. O gigante desperta curiosidade e patriotismo nas pessoas que acompanham o seu processo de mutação. Ao final do comercial, a mensagem: "O gigante não está mais adormecido. Keep Walking, Brazil".



Bem condizente não é mesmo? E depois surgiram vários outros slogans:


E então tem ou não tem marketing ai? Planejamento, mensuração do target, pesquisa de valor do ponto de vista do público - alvo, posicionamento, propaganda, engajamento, mensuração dos resultados, mais propaganda, promoção, venda da ideia, criatividade tem muita coisa ai... até o Hino nacional foi utilizado, bela estratégia não é mesmo?


Pois é, estou até sentindo aquele orgulho de ser brasileira, aquele que sentimos pouquíssimas vezes quando vemos um de nós se destacando nos negócios, nas empresas, nas artes...
Só que agora é um orgulho maior, aquele que os jovens que estão nas ruas, que são da mesma geração que eu (menos de 25 anos), nunca devemos ter sentido um dia "na história desse país", o orgulho de ver que "não é a Turquia e nem a Grécia, é o Brasil saindo da Inércia!".

Minhas considerações finais serão em imagens hoje:

















Textos base:

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