Dia Internacional do Blog

Dia 31/8 é o dia internacional do Blog!

Em comemoração ao dia do blog, mesmo que um pouquinho atrasado, segue um pouquinho da história dessa grande ferramenta para comunicação e divulgação de fatos e casos que não devem ficar guardados de jeito nenhum. E serve também para debates sobre interesses comuns e claro divulgação de produtos e serviços.

A data foi escolhida porque os números 3108 lembram a palavra blog.
O blogDay ou 3108Day foi criado para que blogueiros de todo o mundo se confraternizem e se integrem de forma a promover também a integração de outros blogs. Por esse motivo a data 31 de Agosto foi escolhida como dia oficial para divulgação dos vencedores do Portal. Apesar da definição de blog ainda criar discussões no meio acadêmico, já é certo que ele é mais um meio de comunicação e interatividade. Há pouco mais de dez anos ele era uma novidade, no entanto, a blogosfera cresceu em ritmo acelerado. Somente no Brasil são mais de 2,5 milhões.

Veja mais na fonte: http://www.stickel.com.br/atc/coisas/12668



O trexo abaixo foi copiado da Wikipédia, um pouquinho da história:


Um blog (português brasileiro) ou blogue (português europeu)[1][2] (contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts

O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. 

Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.

Para ler mais vocês podem ir até a fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
Mas vou fazer um resuminho para facilitar:

Origens



Antes do formato do blog como é conhecido hoje, existiam-se comunidades digitais, assim como comerciais on line e listas de discursões, em 1990 que os fóruns de discussão tomaram mais corpo.

O formato atual de blog, é, caro, uma evolução dos diários onlines, quando pessoas escreviam apenas sobre relatos pessoais, para ser também uma forma de dividir experiências e conhecimentos.

Com o tempo e a evolução dos softwares e da internet, foram surgindo melhores formas de organização e também mais agilidade nos formatos e assim começou-se a crescer a ideia de manter blogs.

Popularização

No início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog, facilitando assim a promoção do conteúdo e a divulgaçao do mesmo.
Em seguida, hackers criaram programas de comentários. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, dando voz ao leitor, o blogueiro poderia se orientar e fazer conteúdo mais relevante, além de reduzir as barreiras para que leitores se tornassem escritores.
blogosfera, termo bem conhecido hoje, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

EDIÇÃO DE 2018



Crescimento

A partir de 2003 a blogosfera não parou mais de crescer, além dos blogs criados e mantidos aumentarem consideravelmente o "bum" das mídias sociais com o Mensager e o Orkut fizeram com que fosse ainda mais fácil disseminar o conteúdo na internet, e com a vinda de outras mídias on line e o acesso a cada dia maior das pessoas ao conteúdo online, as pesquisas e à adesão as mídias não parou mais de crescer. Claro que de um tempos para cá, muitos acabaram excluindo seus blogs ou simplesmente deixando de autualizá-los, mas com mais e mais surgindo a cada dia e com outras mídias trazendo diferentes modelos de blogs, flogs e vlogs, como o Trumblr, o Instagram e a possibilidade de blogar inclusive de dentro do Facebook, com o Facebook notes e do Linkedin... Muitas pessoas e empresas geram conteúdo diariamente.
   
Saturação ou o fim do amadorismo

Essa é uma discussão pertinente por diversos profissionais em pleno 2018, minha opinião é a segunda opção, a cada dia temos mais acesso à comunicação online e temos substituído vários outros meios por ela, jornais e revistas impressas já competem com suas versões online, isso quando não são ultrapassadas por ela, imagina então nas nossas buscas do dia a dia, por inspirações e tutoriais, num mundo mais rápido e conectado a cada instante??

Como todo mundo sabe quanto maior a concorrência, mais difícil se destacar... Por isso, acredito que com muita gente produzindo conteúdo, apenas os mais relevantes, bem escritos e estrategicamente direcionados terão "vez", mas que a tendência é que se cresça ainda mais e tenha público para todos que mantenham um blog relevante, até mesmo para compararmos opiniões. 

Até a próxima
Th@is
💋

Comentários