365 dias oficialmente "pós pandemia" - como nós estamos?

Domingo, para mim, é o dia oficial da reflexão, e hoje, resolvi aproveitar para compartilhar uma delas por aqui.

5/5 é o dia das comunicações, e em 2024 está completando também um ano que o fim da pandemia de COVID-19 foi declarado oficialmente. Então, resolvi "comemorar" essa data, "comunicando" um pouco sobre isso, aproveitando para ver se a comunidade que construí por aqui, nesse blog. ainda existe 😌

Em 5 de maio de 2023 o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) da ONU, Tedros Adhanom, anunciou o fim da COVID-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), após pouco mais de três anos do início da emergência sanitária global. Porém, ainda que tenha destacado que não significava que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global, como sociedade, já cansada, paramos de falar e lembrar. 



E como estamos?
Como você está?
Me conta nos comentários e volta aqui pra fazer essa reflexão comigo? 😁

Não dá para falar de como estamos 365 dias oficialmente "pós pandemia" sem fazer um panorama de como estamos em 2024.

Eu fiz alguns questionamentos sobre estar ou não sentindo um novo ano começar quando escrevi 2023 - feliz ano novo? e em 2024 me fiz as mesmas perguntas. Comentei também sobre como sempre reflito sobre o quanto, em geral, somos todos ritualísticos e como costumo, particularmente, começar meus anos.

Em 2024 não foi diferente, pelo menos pra mim. Comecei o ano novamente com aquela boa energia de revolução e por aí foi igual? Então seguindo a mesma estrutura:


COMENTÁRIOS:
A impressão é que 2024 têm passado ainda mais rápido...

Eu até comecei bem, tive um Réveillon incrível e voltei focada no conceito worklife balance (balancear a vida e o trabalho), de novo. Já que as coisas ficaram meio caóticas desde a pandemia. E em 2024, tudo foi novamente um turbilhão, como em 2023, porém, só me atinei agora, em maio, quase meio do ano, o quanto já vivi tanta coisa e ao mesmo tempo quase nada. Vou explicar* rs

Mas eu só estou comentando isso para você saber que não é "fácil, extremamente fácil" pra você, nem pra mim, nem pra ninguém que precisa lutar todo dia, semana, mês, ano, por décadas...

Enfim 😊


PLANEJAMENTO:

*Explicando...


Serviu de aprendizado, de novo (😅)
E a roda da vida, jogou na minha cara, mais uma vez, que não existe equilíbrio, de fato
- Mas eu ainda vou falar mais dela depois (espero) - 😝












Eu foquei no trabalho e não tive muito tempo pra mim. Inclusive, o algoritmo de milhões me mostrou vídeos de algumas pessoas se questionando o quanto vale ainda fazer resoluções de ano novo e me peguei pensando nisso também, então não fiz.

Resultado?

O planejamento não existiu, eu criei umas 5 metas que nem tenho mais certeza se lembro, e fiz uma retrospectiva que não sei mais onde foi parar e de repente MAIO. E eu me pego pensando se realmente foi a melhor opção, já que se não fizermos por nós, quem fará, né?

Como no story que fiz do "Rising" uma das Newsletters que assino e compartilho no Insta (já me segue lá?)
 
Eu estou me tornando uma profissional Martech (Marketing + tecnologia), estou "indo bem" na minha pós, em Inteligência Digital e aprendendo cada dia mais sobre marketing, mkt oops, omnichannel, branding, Inteligência Artificial. Fiz até uma palestra sobre IA + Criatividade. Corro o risco de inventar de fazer mais um curso, (Phyton, especificamente) sim, mas parte disso já está no meu Linkedin (não vou falar aqui, não nesse post, em outro, quem sabe... 😜) 

Mergulhei ainda mais em outro conceito: #LIFELONGLEARNING  (mais plausível) e vocês ainda vão me ouvir falar muito disso por aí e por aqui 📚🎯


Mas em contrapartida, os outros "pratinhos" não consegui conciliar tão bem. E agora estou em uma jornada para entender que está tudo bem.

Como bem mostra na imagem da Lais (disponível no Pinterest) não tinha como equilibrar mais nada além do que ela bem representou na imagem.

Já se pegou refletindo sobre isso?



NOVIDADES:

🥳O blog tá de cara nova!!
Desde 2023. E eu mal publiquei. E confesso que agora estou pensando se ainda vale escrever, aqui, ou melhor mudar para o wordpress, mas também não sei se gasto com essa mudança, mantenho como está, já que não escrevo com frequência, ou aposento o blog de vez. De novo!
E eu continuo perdendo Jobs porque não tenho inglês fluente e/ou um milhão de seguidores (poucos, mas ainda, ou, de novo)... 




Só eu que me repito? 

E ainda não consigo responder: feliz, ano novo?

Você consegue?



INSIGHTS:

2022:

Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro!
Belchior - Sujeito de sorte

2023:

Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro!
Emicida - AmarElo (Sample: Sujeito de Sorte - Belchior) (part. Pabllo Vittar e Majur)


2024:

Ano passado eu morri também, mas eu tô firme pro próximo!
Duquesa - Carta pra mim mesma


A gatinha aqui, tá escaldada né? 😹


Mais um ano novo sem conseguir saber se feliz, mas será que depois de adulto e conscientes conseguimos ser feliz da forma que conhecíamos até então, ou teremos que reinventar o conceito de feliz?

(filosofei, né?)

Mas é que aprendizado e evolução não tem faltado e alguns pontos que eu questionei em 2023, 2024 me trouxe novas visões:

Ainda espero poder organizar meus pensamentos e trazer muitos assuntos relevantes, muitas novidades e poder trocar muito no digital, mas ando meio cansada dele...

"A internet é tóxica e nisso o João tá certo!" 😁👀

Aos poucos vamos todos, retomando nossas rotinas, talvez não tão felizmente voltando ao normal, mas pelo menos não infelizmente àquele famigerado "novo normal" insalubre e caótico...

Tenho aprendido a importância de ter mais momentos de calmaria, mesmo sabendo que, talvez, não seja possível equilibrar vida e trabalho. Ter uma rotina mas também conseguir sair dela tem sido meu objetivo, mais clareza, mais limites, mais foco, mais vida e menos culpa.

Ainda que o cenário político, social e econômico, assim como a vida da maioria de nós, sejam instáveis. 

E acredito que esse "legado" que a pandemia deixou, a nós, jovens adultos, que talvez não "somos tão jovens" mais, mas precisamos lembrar de quem costumávamos ser, querer ser, se ainda faz sentido e continuar seguindo com coerência de ações, na direção dos nossos sonhos.

Eu, não vou superar os 3 anos malucos que a Pandemia me proporcionou (20,21 e 22). Nem a tentativa de recomeçar de onde parei quando ela começou (23), mas agora (24), eu espero ter os avanços que estou trabalhando para ter. 


FIM DA PANDEMIA EM 2023

Imagino que, para você, assim como para mim, o anúncio oficial do "fim da pandemia" foi apenas uma formalidade, já que a vida estava seguindo como se ela já não existisse há um tempo, mas confesso que me deu um alívio saber que era oficialmente o fim. Apesar de já está mergulhada na rotina diária novamente. Eu fiquei muito focada em melhorar a minha saúde, principalmente para poder, sempre que possível, evitar as crises de endometriose. 


365 DIAS OFICIALMENTE "PÓS PANDEMIA"

Como citei no início do texto: "Domingo, para mim, é o dia oficial da reflexão" e hoje, 5/5 de 2024 não foi diferente. Contudo, se você chegou até aqui, lendo esse "textão", quero compartilhar que o que ouvimos é que refletir, planejar e pensar na nossa vida, o que hoje, tem se tornado popular na internet com o nome de "reunião com sí mesmo(a)" é interessante, mas também pode ser frustrante, é uma possibilidade de tentar desenhar formas de alcançar o que se almeja, mas também pode ser confuso. Dá uma adrenalina, uma vontade de revolucionar, de criar coisas incríveis, mas também pode ser triste.

E tudo isso, porque depende muito dos recursos disponíveis, principalmente dinheiro, que não é o principal na nossa vida, mas paga uma vida melhor e tempo, afinal nem sempre nossa rotina nos permite praticar tudo aquilo que queremos. E por isso, tenho entendido que o equilíbrio em todos os campos e momentos talvez seja algo utópico. 




Até a próxima
Th@is
💜





Comentários