DIA MUNDIAL DO EMOJI - DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA AS EMPRESAS - de 1998 a 2020

Boa tarde Pessoal!!
Tudo bem com vocês??

Hoje é dia mundial dos EMOJIS!! 🎉
Sim!

Em 2018 eu trouxe para vocês um texto falando como esses "novos apoios" à comunicação estavam ganhando cada vez mais espaço: Dia Mundial do Emoji 2018. Dois anos depois, eles não só, não são mais novidades, como têm ganhado cada vez mais espaços.


Mas sabe como surgiu??
Vem comigo!!

Como surgiram os emojis?

É dificil imaginar a comunicação hoje sem o suporte dos emojis não é mesmo?
Têm trazido mais expressividade para a comunicação escrita e dado tão certo que ultrapassou a informalidade para se tornar um adendo também na comunicação corporativa de empresas que buscam mostrar para seus clientes que são modernas e atualizadas.

Ao desenhar seus ícones, Shigetaka Kurita selecionou assuntos que seriam ao mesmo tempo reconhecíveis e úteis no contexto do novo serviço de internet móvel da DoCoMo. Carinhas sorridentes (☺) e corações (♥) transmitiam emoções; trens e aviões alertavam sobre a compra de tíquetes e por aí vai. Mas o modo pelo qual emojis eram e são representados — misturados entre nossas letras e palavras enquanto são simultaneamente diferentes delas — sempre foi tão importante quanto seu conteúdo. 

Shigetaka Kurita, criador do Emoji, e alguns dos primeiros símbolos (Foto: Reprodução) 


A comunicação acompanha a sociedade e desde o advento da internet que a sociedade se transoforma em rítmo acelerado, e no fim da década de noventa, os emojis foram criados, mesma época em que a internet estava sendo difundida no Brasil.

Os 176 emojis originais de Shigetaka Kurita
 

A palavra “emoji” vem da união de “e” (絵), que significa imagem em japonês e “moji” (文字), que significa letra. Ou seja, são símbolos que representam uma ideia, palavra ou frase completa. Esses símbolos, que ainda não se tem ao certo se surgiu em 1998 ou 1999 têm a aparência de expressões, objetos, animais, tipos de clima etc. Viraram febre com o uso cada vez maior de smartphones e a  necessidade de comunicação rápida, direta e objetiva.

"Quem me conhece sabe" que eu adoro usar emoji, além de trazer praticidade trás também uma forma mais intimista de se comunicar, expressando a emoção que, apenas com texto, não é possível. 

Os emojis têm ganhando tanto espaço que a palavra do ano de 2015, escolhida pelo dicionário Oxford, foi 😂!

O emoji considerado o mais usado na comunicação...

Os emojis têm tentato se tornar cada vez mais inclusivos e dinâmicos, tem agora várias configurações de família, tipos de pele, cabelo, já não são mais só algumas expressões em um emoji amarelo, tem personalidade, profissão...

Os emojis e a comunicação?

Transformar um texto em algo menos formal, robusto ou até mesmo rude, sempre foi uma grande dificuldade de todos nós, principalmente se tratando de textos e mensagens empresariais, como apontei para vocês no post de 2018, mas com mais jovens na liderança e as pessoas aprendendo que o ambiênte de trabalho não precisa mais ser chato, pesado e cansativo, os Emojis têm melhorado a comunicação entre equipes e também para com os clientes, mostrando uma marca antenada e em constante atualização. 

Quem nunca viu um emoji no fim de um CTA??
Mas isso é tema para um outro post, aguardem!! 😉

De acordo com um estudo de julho de 2019:

  • 92% das pessoas que navegam na internet usam emojis;
  • Utilizar emojis aumenta o engajamento de postagens no Twitter em 25,4%;
  • O número de likes no Facebook aumenta em 57% com a utilização de emojis, os comentários e os compartilhamentos em 33%;
  • 56% dos perfis no Instagram utilizam emojis em sua descrição;
  • Uma publicação no Instagram tem cerca de 17% mais engajamento quando usa emojis.


Principalmente agora com tantas mídias sociais sendo usadas para alavancar negócios, inclusive os pequenos, os emojis tem ganhado cada vez mais espaço... 











Tanto é, que agora já temos também os Animojis (IOS) e os Emojis Ar (Android) - um "UP GRADE" nos emojis (se é que podemos colocar assim rsrs) onde as expressões tão conhecidas e usadas dos Emojis são trasnferidas para Avatares que podemos criar a nossa semelhança, ou simplesmente transformá-los em 3D.


ANIMOJIS


Que inclusvie compartilhei muito sobre eles com vocês no meu Instagram: @TLCARDOSO



Apesar de termos Animojis, Emojis Ar, Gifs, figurinhas, figurinhas com movimento... 
Os emojis continuam sendo muito usados pela simplicidade de comunicar e também de utilizar e compreender. Inclusive cada dia mais aceitos no meio corporativo. O Itaú é uma das referências em inovação e não podia ser diferente, apostou nos emojis e fez um vídeo de São João que vale a pena assitir:






E até o Linkedin que é uma mídia social profissional, criou as suas reações. As reações do Linkedin foram lançadas do dia 11 de abril de 2019 e claro, tiveram apoiadores e críticos, mas hoje, mais de 1 ano depois, tem sido tão usada na rede que já tem aparecido por lá praticas comuns antes do Facebook, como, marque com a reação correspondente a alternativa que você gosta mais... 

As reações do Linkedin tiveram como modelo as reações do Facebook que foram criadas e liberadas em 24 de fevereiro de 2016 e tem sido um sucesso tão grande que de tempos em tempos o Facebook libera uma reação "especial", como a tão querida "florzinha" do dia das mães e o "força" liberado atualmente em tempos de pandemia. 







Com tantos usos e versatilidade, foi criado um dia todinho para os Emojis, e a escolha para o dia dos Emojis é muito simples. O Emoji de calendário, foi criado com a marcação da data o dia 17 de julho. Inicialmente doi o dia escolhido para o lançamento dos Emojis no Iphone, e logo foi copiado para as outras marcas com tanta pressa que simplemente deixaram a mesma data marcada e então, a data se tornou o dia do Emoji. 

Um dia todinho dedicado a e 

E desde então tem diso assim: um dia todinho dedicado aos Emojis, lembrado e comemorado por todos das áreas correlatas da comunicação. 

BOM FIM DE SEMANA PARA VOCÊS!! 


Até a próxima
Th@is
💋



Comentários