A long times ago…
Uma Thais se formava!!
Com lágrimas nos olhos de emoção e saudade.
Foram momentos únicos, que marcaram minha vida, acho que a faculdade marca todos nós. Recém “saída” do melhor estágio, estava animada e ao mesmo tempo receosa pelo que estava por vir na carreira de marketóloga ou mercadóloga, como preferirem, só não pode falar "marketeira" rs.
Sempre digo, com orgulho, que o estágio na By Moto foi a minha segunda faculdade, tive a oportunidade de praticar o que aprendi e aprender coisas que só o mercado te ensina. Cresci como pessoa ao mesmo tempo que cresci como profissional, pois uma líder maravilhosa comandou a equipe com motivação, inteligência e empatia. Foi um período cheio de descobertas, medos, erros, aprendizados, angústias, receios, alegrias, expectativas...
Foi uma das épocas mais intensas da minha vida, acredito que para muitos de vocês também.
Mal me despedi da adolescência e lá estava, 18 anos, 100% de bolsa do #Prouni (mandei bem no Enem 😁), materiais escolares novos para complementar os da 3ª série do médio, (acho que chamávamos de 3º ano) ingressada no Ensino Superior da Una...
Me lembro de ir para o primeiro dia de faculdade e uma vizinha me disse: "Uai, você indo pra aula, sempre foi tão boa aula, repetiu o ano?" e eu toda orgulhosa, nem me atentei para o "julgamento" que hoje, reconheço, é claro, e apenas respondi que tinha entrado na faculdade e era meu 1º dia.
Lembro, como se fosse hoje, da sensação de dever cumprindo. Me destaquei no curso, fiz amizades que mantenho até hoje, com colegas de turma e professores, descobri um mundo completamente novo e estava completamente à vontade nele.
E foi assim, naquele dia, que "eu e o marketing nos casamos", com várias das pessoas que são essenciais na minha vida de testemunha e desde então, temos tido nossos altos e baixos, mas continuamos tendo um relacionamento lindo.
O Marketing tem tantas vertentes que supre a minha sede de aprendizado, minha especialidade, Marketing Digital, me permite juntar paixão e trabalho. Minhas especializações em gestão emendada na graduação e projetos concluída em 2018, me permitiram trilhar caminhos muito mais profundos, em estratégias, análises e todas as etapas do PDCA. Minha profissão me levou a uma jornada de desbravamento constante, consultorias, viagens, cursos, empreendedorismo, disrupções…
Fiz esse texto inicialmente no dia 8/5/20 um Dia do Profissional de Marketing no meio da pandemia, tempos conturbados, principalmente para se pensar em carreira, justamente para me lembrar de toda minha trajetória profissional e como ainda poderia me reinventar. Desde então, venho atualizado todo ano, acrescentando um pouco mais da minha jornada. Em 2020 completei 10 anos de carreira e atuação em marketing, posso dizer que a Thais das fotos acima jamais poderia imaginar tudo que passaria para chegar nesse marco e todas as experiências incríveis que teve embarcando nessa experiência. Aprendo todo dia, com profissionais de vários níveis e me surpreendo, tanto com o que ainda tenho que aprender, quanto com o tanto que sei.
Nunca tive medo de trabalho, já na faculdade corri atrás de estágio e depois da By Moto, teve a Art Gold que foi o meu real curso de design gráfico, já que fiz um curso bem básico para aprender a usar as ferramentas (Corel e Pacote Adobe), - nem sei se naquela época já existia plataformas como Canvas e Figma, imagem com IA então, era um realidade que eu nem imagina... - fui aprender mesmo na prática, com esse estágio e com o apoio de uma colega de trabalho maravilhosa com quem mantenho contato, mesmo que pouco, até hoje. Passando perrengue, buscando no Google, estudando muito e mais uma vez contando com o suporte de pessoas importantes para essa evolução, que me deram dicas e me ensinaram muito. Confesso que design é o que menos curto, então, rapidinho busquei um estágio novo, na GDAX, onde tive uma verdadeira reviravolta na carreira, o contato com Growth Marketing (que era chamado só de marketing de dados/análise mesmo), as métricas, KPIS, os eventos, palestras, worshops de marketing digital, mais pessoas incríveis, completamente abertas a ensinar. Fornecedores, brindes, benchmarking, o capuccino nosso de todo dia no Mc Donalds... bons tempos, me reencontrei, mas eu já estava no fim do curso e durou pouco, apesar de tempo o bastante para se tornar inesquecível e crucial.
Me formei e foquei todos os meus esforços em conseguir o 1º emprego na área, queria continuar praticando tudo que aprendi e aprendendo. Entrei para um dos empregos mais maravilhosos e que tenho muitas saudades. CSAT. Mais pessoas maravilhosas, experiências incríveis todos os dias, novidades, enfrentamento de medos e desafios... Quebrei tantas barreiras e tive tanto apoio, que foi onde eu realmente mergulhei na minha carreira.
Fui deixando de lado o Orkut e investindo no Facebook, já contei para vocês um pouquinho sobre isso. Profissionalizei meus perfis, e me tornei de fato digitalizada. O Orkut, mesmo já em declínio, ainda era muito usado, principalmente por nosso público, mas criamos estratégias incríveis no Twitter, uma mídia que eu ainda estava conhecendo e pela primeira vez tive um contato tão próximo com a equipe de Tecnologia da Informação e descobri o tanto que T.I e marketing trabalhando juntos é o "mundo ideial", diversos desenvolvimentos, projetos e evoluções. Um ambiente de trabalho sensacional, um chefe muito divertido e uma equipe que tem um pedacinho do meu coração para sempre e que tive a oportunidade de reencontrar algumas vezes.
Facebook e Linkedin profissionalizados, o início das publicações digitais e a necessidade de compartilhar um pouco mais disso tudo com o mundo...
Criei esse blog!! 🕮
Já havia tido blog na adolescência e também acabei abandonando (depois vou detalhar mais a minha trajetória nas mídias sociais e com produção de conteúdo para vocês), mas acabei desistindo, porém, naquele momento, com #ProntoFalei crescendo nas mídias sociais e minhas postagens com a tag indo bem no Twitter, criei esse blog, com o nome parecido, já contei um pouquinho para vocês sobre essa história quando mudei o nome do blog pela 1ª vez: Fora do Comum.
E a partir daí não parei mais. Engajei nos primeiros projetos sociais, como o: Juntos somamos mais que compartilhei por aqui com vocês no primeiro ano de blog. Emendei a pós em gestão na graduação, trabalhei com marketing político, mudei de emprego algumas vezes. Conheci pessoas boas e pessoas muito ruíns, conheci o melhor e o pior lado da profissão, das pessoas e do mercado de trabalho, fui crescendo e amadurecendo como pessoa e profissional ao mesmo tempo.
Chorei, sorri e cheguei então no meu primeiro cargo de liderança, mais lutas e glórias... Foi extremamente desafiador, emocionante, exaustivo, pois, tinham as consultorias, os projetos pessoais, o blog decolando, muitos convites, muitos eventos e tudo acontecendo ao mesmo tempo...
Um turbilhão tão grande de emoções e uma mudança muito grande em todos os aspectos da minha vida que infelizmente me abalaram. Sofri com as crises de ansiedade pela primeira vez e quando me senti melhor, me afastei disso tudo, dei um tempo nos trabalhos freelancers e consultorias, abri a loja, fechei a loja, entra na terapia, sai da terapia, dei um tempo no blog, nas mídias sociais...
UFA!!
Quando voltei ao mercado de trabalho, eu não queria um cargo de liderança, eu queria ir devagar, mas o que eu não sabia é que a minha paixão pela área não me permite. Inevitavelmente cai lá de novo, menos de um ano depois lá estava: em cargo de liderança novamente. Mas dessa vez, foi um pouco mais leve e eu acreditei que dava para "pisar no acelerador", não conseguia ir devagar, eu queria emplacar projetos, queria fazer a diferença, queria mudança a cultura, mas a empresa não estava preparada, obviamente foi um período um pouco conturbado e frustrante, mas já estava experiente e resolvi mais uma vez dar um passo para trás, porém, dessa vez, buscar uma empresa com um perfil diferente. Fiz um trabalho temporário de muito sucesso, imergida no processo, otimizei as campanhas de mídia paga, apliquei Growth e mensurando brandformance quase tripliquei a chegada dos lead, na agência que me presenteou com um MBA. Escolhi gestão de projetos porque estava totalmente alinhado com meu momento de carreira, e essa experiência e escolha, me permitiu ingressar num segmento que admiro muito: educação.
Hoje, 8/5 é o dia escolhido para termos essa homenagem, e aproveito para relembrar, analisar, refletir e planejar novas "aventuras" com o marketing. 🎯 Hoje eu desejo um bom restinho de quarta para todos os Profissionais de Marketing que dividem comigo as dores e delícias dessa profissão desafiadora, que vem crescendo e se destacando apesar de ainda termos que explicar muitas vezes o que mesmo que o mkt faz, que não é propaganda enganosa, que publicidade e design são só uma parte. Que se não gostar de matemática/números/estatísticas não vai ser um bom profissional, pois o marketing é orientado por dados, que marketing digital não é só Instagram, que ser profissional de marketing não é ser influencer nem indicar áudio em alta (🙈🙉🙊) e tantas outras coisas... Ainda tenho taaanto que aprender, mas hoje, me sinto tão capaz de ensinar, que pretendo intensificar o compartilhamento de conteúdo com vocês na minha área, que é algo que venho prometendo há um tempo, mas se esse ano permitir, se torna real. Conto com vocês para me ajudarem nessa.
FELIZ DIA PARA NÓS!!
E SE PUDER, DEIXE SEU COMENTÁRIO!!
Uma Thais se formava!!
Com lágrimas nos olhos de emoção e saudade.
Foram momentos únicos, que marcaram minha vida, acho que a faculdade marca todos nós. Recém “saída” do melhor estágio, estava animada e ao mesmo tempo receosa pelo que estava por vir na carreira de marketóloga ou mercadóloga, como preferirem, só não pode falar "marketeira" rs.
Sempre digo, com orgulho, que o estágio na By Moto foi a minha segunda faculdade, tive a oportunidade de praticar o que aprendi e aprender coisas que só o mercado te ensina. Cresci como pessoa ao mesmo tempo que cresci como profissional, pois uma líder maravilhosa comandou a equipe com motivação, inteligência e empatia. Foi um período cheio de descobertas, medos, erros, aprendizados, angústias, receios, alegrias, expectativas...
Foi uma das épocas mais intensas da minha vida, acredito que para muitos de vocês também.
Mal me despedi da adolescência e lá estava, 18 anos, 100% de bolsa do #Prouni (mandei bem no Enem 😁), materiais escolares novos para complementar os da 3ª série do médio, (acho que chamávamos de 3º ano) ingressada no Ensino Superior da Una...
Me lembro de ir para o primeiro dia de faculdade e uma vizinha me disse: "Uai, você indo pra aula, sempre foi tão boa aula, repetiu o ano?" e eu toda orgulhosa, nem me atentei para o "julgamento" que hoje, reconheço, é claro, e apenas respondi que tinha entrado na faculdade e era meu 1º dia.
Algumas semanas depois, encontrei a minha professora do ensino infantil, que mora no mesmo bairro que eu no ponto do ônibus e mais uma vez me orgulhei em dizer que já estava na faculdade. Ela me falou palavras lindas sobre o quanto acreditava em mim e que que estava muito feliz por saber e em ter participado da minha formação inicial.
Me lembrei do juramento que fiz na primeira formatura, lá no ensino infantil, onde ela era minha professora e eu fui oradora da turma, onde eu conduzi todos os formandos a jurar que "ao sair da pré-escola" iriamos continuar estudando e dando nosso melhor.
Um dia eu vou conseguir converter o arquivo desse vídeo para compartilhar com vocês, por enquanto, fica só a foto mesmo e memória mesmo. 😊
E segui o caminho do estudo, sempre com boas notas, tentei o Enem, passei e entrei para a faculdade, quem é ou já foi estudante, principalmente de escola pública, como eu fui, sabe a importância dessa conquista.
E segui até a formatura...
O peso de ser “profissional”, conseguir um 1º emprego na área, ver tudo funcionar, decidir uma área para se especializar... eu imaginava que daria conta, mas era uma realidade totalmente nova. A felicidade da família, dos amigos, do até então, namorado, que já estava comigo na segunda formatura...Lembro, como se fosse hoje, da sensação de dever cumprindo. Me destaquei no curso, fiz amizades que mantenho até hoje, com colegas de turma e professores, descobri um mundo completamente novo e estava completamente à vontade nele.
E foi assim, naquele dia, que "eu e o marketing nos casamos", com várias das pessoas que são essenciais na minha vida de testemunha e desde então, temos tido nossos altos e baixos, mas continuamos tendo um relacionamento lindo.
O Marketing tem tantas vertentes que supre a minha sede de aprendizado, minha especialidade, Marketing Digital, me permite juntar paixão e trabalho. Minhas especializações em gestão emendada na graduação e projetos concluída em 2018, me permitiram trilhar caminhos muito mais profundos, em estratégias, análises e todas as etapas do PDCA. Minha profissão me levou a uma jornada de desbravamento constante, consultorias, viagens, cursos, empreendedorismo, disrupções…
Fiz esse texto inicialmente no dia 8/5/20 um Dia do Profissional de Marketing no meio da pandemia, tempos conturbados, principalmente para se pensar em carreira, justamente para me lembrar de toda minha trajetória profissional e como ainda poderia me reinventar. Desde então, venho atualizado todo ano, acrescentando um pouco mais da minha jornada. Em 2020 completei 10 anos de carreira e atuação em marketing, posso dizer que a Thais das fotos acima jamais poderia imaginar tudo que passaria para chegar nesse marco e todas as experiências incríveis que teve embarcando nessa experiência. Aprendo todo dia, com profissionais de vários níveis e me surpreendo, tanto com o que ainda tenho que aprender, quanto com o tanto que sei.
Nunca tive medo de trabalho, já na faculdade corri atrás de estágio e depois da By Moto, teve a Art Gold que foi o meu real curso de design gráfico, já que fiz um curso bem básico para aprender a usar as ferramentas (Corel e Pacote Adobe), - nem sei se naquela época já existia plataformas como Canvas e Figma, imagem com IA então, era um realidade que eu nem imagina... - fui aprender mesmo na prática, com esse estágio e com o apoio de uma colega de trabalho maravilhosa com quem mantenho contato, mesmo que pouco, até hoje. Passando perrengue, buscando no Google, estudando muito e mais uma vez contando com o suporte de pessoas importantes para essa evolução, que me deram dicas e me ensinaram muito. Confesso que design é o que menos curto, então, rapidinho busquei um estágio novo, na GDAX, onde tive uma verdadeira reviravolta na carreira, o contato com Growth Marketing (que era chamado só de marketing de dados/análise mesmo), as métricas, KPIS, os eventos, palestras, worshops de marketing digital, mais pessoas incríveis, completamente abertas a ensinar. Fornecedores, brindes, benchmarking, o capuccino nosso de todo dia no Mc Donalds... bons tempos, me reencontrei, mas eu já estava no fim do curso e durou pouco, apesar de tempo o bastante para se tornar inesquecível e crucial.
Me formei e foquei todos os meus esforços em conseguir o 1º emprego na área, queria continuar praticando tudo que aprendi e aprendendo. Entrei para um dos empregos mais maravilhosos e que tenho muitas saudades. CSAT. Mais pessoas maravilhosas, experiências incríveis todos os dias, novidades, enfrentamento de medos e desafios... Quebrei tantas barreiras e tive tanto apoio, que foi onde eu realmente mergulhei na minha carreira.
Fui deixando de lado o Orkut e investindo no Facebook, já contei para vocês um pouquinho sobre isso. Profissionalizei meus perfis, e me tornei de fato digitalizada. O Orkut, mesmo já em declínio, ainda era muito usado, principalmente por nosso público, mas criamos estratégias incríveis no Twitter, uma mídia que eu ainda estava conhecendo e pela primeira vez tive um contato tão próximo com a equipe de Tecnologia da Informação e descobri o tanto que T.I e marketing trabalhando juntos é o "mundo ideial", diversos desenvolvimentos, projetos e evoluções. Um ambiente de trabalho sensacional, um chefe muito divertido e uma equipe que tem um pedacinho do meu coração para sempre e que tive a oportunidade de reencontrar algumas vezes.
Facebook e Linkedin profissionalizados, o início das publicações digitais e a necessidade de compartilhar um pouco mais disso tudo com o mundo...
Criei esse blog!! 🕮
Já havia tido blog na adolescência e também acabei abandonando (depois vou detalhar mais a minha trajetória nas mídias sociais e com produção de conteúdo para vocês), mas acabei desistindo, porém, naquele momento, com #ProntoFalei crescendo nas mídias sociais e minhas postagens com a tag indo bem no Twitter, criei esse blog, com o nome parecido, já contei um pouquinho para vocês sobre essa história quando mudei o nome do blog pela 1ª vez: Fora do Comum.
E a partir daí não parei mais. Engajei nos primeiros projetos sociais, como o: Juntos somamos mais que compartilhei por aqui com vocês no primeiro ano de blog. Emendei a pós em gestão na graduação, trabalhei com marketing político, mudei de emprego algumas vezes. Conheci pessoas boas e pessoas muito ruíns, conheci o melhor e o pior lado da profissão, das pessoas e do mercado de trabalho, fui crescendo e amadurecendo como pessoa e profissional ao mesmo tempo.
Chorei, sorri e cheguei então no meu primeiro cargo de liderança, mais lutas e glórias... Foi extremamente desafiador, emocionante, exaustivo, pois, tinham as consultorias, os projetos pessoais, o blog decolando, muitos convites, muitos eventos e tudo acontecendo ao mesmo tempo...
![]() |
Eu e Lê Turano no encontro de blogueiras da Plataforma Vougue em 2015 |
Um turbilhão tão grande de emoções e uma mudança muito grande em todos os aspectos da minha vida que infelizmente me abalaram. Sofri com as crises de ansiedade pela primeira vez e quando me senti melhor, me afastei disso tudo, dei um tempo nos trabalhos freelancers e consultorias, abri a loja, fechei a loja, entra na terapia, sai da terapia, dei um tempo no blog, nas mídias sociais...
UFA!!
Quando voltei ao mercado de trabalho, eu não queria um cargo de liderança, eu queria ir devagar, mas o que eu não sabia é que a minha paixão pela área não me permite. Inevitavelmente cai lá de novo, menos de um ano depois lá estava: em cargo de liderança novamente. Mas dessa vez, foi um pouco mais leve e eu acreditei que dava para "pisar no acelerador", não conseguia ir devagar, eu queria emplacar projetos, queria fazer a diferença, queria mudança a cultura, mas a empresa não estava preparada, obviamente foi um período um pouco conturbado e frustrante, mas já estava experiente e resolvi mais uma vez dar um passo para trás, porém, dessa vez, buscar uma empresa com um perfil diferente. Fiz um trabalho temporário de muito sucesso, imergida no processo, otimizei as campanhas de mídia paga, apliquei Growth e mensurando brandformance quase tripliquei a chegada dos lead, na agência que me presenteou com um MBA. Escolhi gestão de projetos porque estava totalmente alinhado com meu momento de carreira, e essa experiência e escolha, me permitiu ingressar num segmento que admiro muito: educação.
A minha experiência trabalhando no Chromos foi rica em vários sentidos, geri projetos incríveis, com bons colegas e gestores inicialmente, me casei também nessa época, troquei muitas experiências, fiz amizades, algumas delas mantenho até hoje...
Estar em um ambiente educacional é um aprendizado constante e valioso, descobri conceitos como Burnout, e Worklifebalance nessa época. Em busca de uma vida mais equilibrada, foquei em cuidar mais da saúde, coisa que "a Thais workaholic" sempre deixava em segundo plano.
Depois de "9864745" consultas e exames descobri a endometriose, no fim de 2019. E a chegada da pandemia logo em seguida, em 2020 me fez repensar toda minha trajetória, meus planos de vida, de carreira e enxergar muitas coisas que não faziam sentido, como, que ser "workaholic" não cabia mais. Tanto pela minha saúde e qualidade de vida, quanto pelo retorno que nunca era proporcional. Nós Millenials crescemos ouvindo e por isso entendemos que o retorno viria proporcionalmente ao nosso esforço, estudo, trabalho e agora somos "a geração bernaut", clica aqui pra entender mais.
Então, como já cantou Rita Lee: "Um belo dia, resolvi mudar" 🎵
Voltei pra terapia, me reconectei, voltei a dar mais atenção as mídias sociais, só que com outro olhar, o que hoje é abordado em marketing como "comunidade", principalmente por precisarmos tanto de um "refúgio" na pandemia...
Em 2021 eu realmente estava pronta, recuperada e preparada para explorar meu potencial, continuar me desenvolvendo, porém, em u ambiente que me permitisse crescer profissionalmente sem negligenciar meu lado pessoal. A partir daí tenho entendido um pouco mais o caminho que ainda quero trilhar e migrado para a minha carreira Martech.
Tive a oportunidade de revisitar segmentos que curto muito nessa transformação, uma nova experiência rápida e transformadora na área da saúde, beleza e estética, de onde, claro, "levei" grandes amizades, consultorias em marketing médico, um grande salto com o marketing de influência, uma trajetória, também com ótimas experiências, amizades e aprendizados no segmento de gestão de pessoas, dados, marketing oops, voltei a prestar consultorias/mentorias, escrever, palestrar... 🌟
E agora, estou novamente no ramo da tecnologia, ensinando e aprendendo todo dia na BHS, como comentei nesse post do Linkedin. Especialmente Inteligência Artificial, que inclusive foi o tema da minha última palestra no Dia Mundial da Criatividade.
Hoje, 8/5 é o dia escolhido para termos essa homenagem, e aproveito para relembrar, analisar, refletir e planejar novas "aventuras" com o marketing. 🎯 Hoje eu desejo um bom restinho de quarta para todos os Profissionais de Marketing que dividem comigo as dores e delícias dessa profissão desafiadora, que vem crescendo e se destacando apesar de ainda termos que explicar muitas vezes o que mesmo que o mkt faz, que não é propaganda enganosa, que publicidade e design são só uma parte. Que se não gostar de matemática/números/estatísticas não vai ser um bom profissional, pois o marketing é orientado por dados, que marketing digital não é só Instagram, que ser profissional de marketing não é ser influencer nem indicar áudio em alta (🙈🙉🙊) e tantas outras coisas... Ainda tenho taaanto que aprender, mas hoje, me sinto tão capaz de ensinar, que pretendo intensificar o compartilhamento de conteúdo com vocês na minha área, que é algo que venho prometendo há um tempo, mas se esse ano permitir, se torna real. Conto com vocês para me ajudarem nessa.
FELIZ DIA PARA NÓS!!
E SE PUDER, DEIXE SEU COMENTÁRIO!!
Até a próxima
Th@is
💟
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por compartilhar sua opinião, volte sempre!