Dino e Eliza não é uma história somente de ficção da novela totalmente demais

Boa noite pessoal, para quem está acompanhando a novela Totalmente Demais, viu no capítulo de hoje, Capítulo 114, 19 de Março (Sábado), que o Dino (Paulo Rocha) chantageou a Eliza (Marina Ruy Barbosa) e exigiu o dinheiro que ela ganhou no concurso em troca de sua liberdade. 



Como ela não cedeu a chantagem, ele e Duarte (Pablo Uranga) acabaram armando um plano para prendê-la e levá-la de volta à cidade onde moravam, Campo Claro. 
Sinceramente, achei um absurdo, toda a abordagem da cena.

Primeiro que o porteiro leva Dino e Duarte até o apartamento onde Eliza está, ok ele não sabia de nada.


 Mas de forma alguma ela deveria ter aceitado conversar com ele, mas ok, conversou, não deu em nada d+, mas depois optar por se mudar de imediato??? ela não pensou que eles estariam esperando na porta, não pensou em ligar para alguém, ou enfim denunciar como já deveria ter feito?


Sabemos que o que o capítulo quis mostrar, é uma realidade, que acontece todos os dias com diversas mulheres, que por medo, preferem não denunciar, apenas tentar continuar vivendo como se tudo estivesse bem, mas a proposta da novela não era a Eliza ser uma mulher forte?



Como mostra no próprio vídeo de apresentação da personagem Eliza, da Globo, ela é uma mulher forte que desafia a mãe e foge do padrasto para tentar uma vida melhor, foge de casa e tem que se virar nas ruas do Rio de Janeiro.


Tudo bem que da primeira vez que aconteceu, Eliza era mais nova, morava numa cidade pequena, não tinha acesso à informação, ajuda, e nem sua mãe era sua aliada.



Por isso naquele momento ela optou por deixa para lá e fugir. Mas agora Eliza está no Rio de Janeiro, já tem bastante informação, aliados, e já passou por diversas situações que nos mostraram tê-la deixado mais forte e esperta.



Eliza foi florista nas ruas do Rio e passou por muitos momentos difíceis, principalmente com a turma do Jacaré (Sérgio Malheiros).



Mesmo assim, conseguiu superar todo esse trauma e dar uma chance ao amor que sentia por Jonatas (Felipe Simas). A Ruivinha e o Vagabundo...



Muita coisa aconteceu e Eliza chegou ao concurso da Bastilhe, para consagrar a garota Totalmente Demais, se aproximou de Arthur (Fábio Assunção) e começou a se interessar por ele, mesmo assim nunca conseguiu um relacionamento com ele devido ao seu trauma com Dino.



Mesmo depois de ter tentado persegui-la algumas vezes, e até ter apanhando do Arthur em uma delas, Dino não desistiu de perseguir Eliza.


E mesmo depois de ter ganhado o concurso Eliza não conseguiu o apoio da mãe Gilda (Leona Cavalli) que considera Dino um bom marido e pai.



Caso de novela? Infelizmente não. Pesquisas mostram que em torno de 40% dos casos de assédio sexual ocorrem em âmbito familiar. Uma pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo revela que quatro a cada dez crianças vítimas de abuso sexual foram agredidas pelo próprio pai e três pelo padrasto. O tio é o terceiro agressor mais comum (15%), seguido de vizinhos (9%) e primos (6%). Pessoas desconhecidas representam apenas 3% dos casos. Como aconteceu com uma jovem de 19 anos em São Roque (SP) que sofreu assédio do padastro. e muitos outros que se encontra por ai na internet.



Inclusive uma séria muitooo boa, uma das melhores que já assisti: Desperate Housewives (Donas de Casas desesperadas)aborda exatamente o mesmo assunto. Gabrielle Solis (Eva Longoria) sofreu de abuso sexual do padrasto Alejandro quando era adolescente.


no capítulo 11 da temporada 8 chamado: Who Can Say What's True? (Quem pode dizer o que é verdade), aparece uma garotinha que agora é enteada do ex padrasto de Gaby e que também é abusada por ele... Mas par não virar spoiler não darei mais detalhes. Assistam tem na +Netflix Brasil.


Recentemente, também vimos o caso Valentina, 12 anos, assediada no Masterchef, que vocês puderam acompanhar no meu Instagram: @TLCARDOSO. O que gerou a campanha na internet #MeuPrimeiroAssédio, contato relatos de mulheres sobre a lembrança de quando sofreram seus primeiros assédios e o resumo é que ele acontece numa média de 9,7 anos. 



Não é a primeira vez que venho aqui para falar sobre a dignidade feminina, vocês já viram isso no post: O Boicote ao adesivo grotesco da Dilma e Por que só a Fabíola quebrou a internet. E hoje Eliza em totalmente demais hoje, repetiu o que já havia feito antes, não denunciou e acabou caindo no golpe de Dino e sendo presa, e levada de volta a Campo Claro. 


Mas para que os verdadeiros culpados sejam presos, é preciso denunciar. Aqui em Belo Horizonte já existe uma delegacia especializada em crimes contra a mulher na Rua Aimorés, 3005 - Barro Preto e especializada em crimes contra crianças e adolescentes na Rua Guajajaras, 40 - 23º andar , Centro. Além claro, das denúncias pelos telefones: 190 e 100. 

Por hoje é isso pessoal.

Th@is

Comentários