Olá pessoal, depois de comentarmos sobre a importância de uma boa campanha de vendas, vamos falar um pouco sobre o dia dos pais desse ano de 2013. O que aconteceu???
Não vimos quase nenhuma novidade na Tv, no rádio, nas ruas e nem na internet...
Fiz inclusive uma pesquisa pelos grupos que participo nas mídias sociais para ver se apenas eu senti falta disso, mas não, obtive a mesma resposta, não teve nada que despertasse as atenções, até meu pai disse que em sabia que o dia dos pais seria no domingo, quando perguntei a ele o que iriamos fazer na quarta-feira que antecedeu a data...
Já sabemos que o endividamentos de brasileiros com carro casa e faculdade cresceu bastante nos últimos tempos no país, e com esse acesso facilitado ao crédito, muita gente extrapolou, o endividamento das famílias é o mais alto da história no momento e agora tem muita gente que 'não está podendo comprar nem uma bala'. Mas não é exatamente ai que o marketing deve agir ainda mais? Se o ciclo de endividamento está aumentando e cada vez as pessoas estão podendo comprar menos, além de tudo tem também a importância do consumo consciente, ao qual eu também sou a favor, é necessário investir mais pesado em marketing para encontrar aquele público que deseja presentear o pai nesse dia, e realizar ações efetivamente cativantes. E não vimos nada disso por ai...
Nas pesquisas que fiz, vimos que as propagandas para dia dos pais que conseguiram passar suas mensagens foram: a do O Boticário, que sempre é referência nas propagandas sazonais que inclusive foi citada como exemplo por sua belíssima campanha do Dia do Homem:
A campanha do Itaú: empurrãozinho de pai, apesar de ter acabado ficando mais dentro de outra campanha que o banco já vem trabalhando que é o #IssoMudaoMundo, que focada em dia dos pais realmente, ficou bacana, o próprio link que conseguiram fazer das duas campanhas também é interessante:
E a C&A que utilizou a mesma estratégia do Itaú, criou a campanha do dia dos pais dentro de outra que já vem utilizando que é com o tema Abusada, que foi especialmente adaptado para Abusado para o dia dos pais:
Mesmo assim, as campanhas forçam lançadas já bem próximas das datas, o que gerou uma pequena repercussão e pouco burburinho...
E tirando essas, que são grandes empresas, não vimos quase nada em pequenas e médias empresas por ai, nem os tradicionais cartões, nem os escritos no vidro, nem os anúncios no Facebook...
Com certeza todos esses fatores acabou contribuindo bastante para que esse Dia dos Pais fosse ruim para o comércio em 2013, ou melhor, quer dizer pior...
O Dia dos Pais em 2013 teve o pior resultado registrado em três anos, tivemos um crescimento de 10% em 2010, 6,86% em 2011, 4,75% em 2012 e apenas 3,78% em 2013. O que esperar de 2014???
Bom, eu espero que as campanhas sejam lançadas um pouco mais cedo, com um pouco mais de emoção e que as pequenas e médias empresas também emplaquem suas ações, também espero que todos nós repensemos nossos consumos para consumirmos de forma consciente e não ultrapassarmos o limite saudável de endividamento, pois apenas assim vamos conseguir uma melhora no comércio, na economia e na nossa própria vida, nada pior que deixar de presentear alguém tão querido por falta de dinheiro e não é questão de consumismo, já que algumas pessoas vão dizer que dia dos pais é todo dia, ou que a companhia é o melhor presente...
Eu inclusive concordo com tudo isso, mas é que mimos também são muito legais de receber e de dar também, se você não ganhou um presente no dia dos pais, das mães, dos namorados, ou do seu aniversário, com certeza não está deprimido ou chateado com as pessoas por isso, mas se tivesse ganhado com certeza teria gostado muito também não é mesmo? E tem mais fala que você não fica super feliz quando vê aquela pessoa especial amando o presente que você deu...
Afinal temos que gastar nosso dinheiro dessa forma, para ficarmos ainda mais felizes e proporcionarmos um pouco mais de felicidade para as pessoas que gostamos também, como tem dito o Itaú: #IssoMudaoMundo!
Não vimos quase nenhuma novidade na Tv, no rádio, nas ruas e nem na internet...
Fiz inclusive uma pesquisa pelos grupos que participo nas mídias sociais para ver se apenas eu senti falta disso, mas não, obtive a mesma resposta, não teve nada que despertasse as atenções, até meu pai disse que em sabia que o dia dos pais seria no domingo, quando perguntei a ele o que iriamos fazer na quarta-feira que antecedeu a data...
Já sabemos que o endividamentos de brasileiros com carro casa e faculdade cresceu bastante nos últimos tempos no país, e com esse acesso facilitado ao crédito, muita gente extrapolou, o endividamento das famílias é o mais alto da história no momento e agora tem muita gente que 'não está podendo comprar nem uma bala'. Mas não é exatamente ai que o marketing deve agir ainda mais? Se o ciclo de endividamento está aumentando e cada vez as pessoas estão podendo comprar menos, além de tudo tem também a importância do consumo consciente, ao qual eu também sou a favor, é necessário investir mais pesado em marketing para encontrar aquele público que deseja presentear o pai nesse dia, e realizar ações efetivamente cativantes. E não vimos nada disso por ai...
Nas pesquisas que fiz, vimos que as propagandas para dia dos pais que conseguiram passar suas mensagens foram: a do O Boticário, que sempre é referência nas propagandas sazonais que inclusive foi citada como exemplo por sua belíssima campanha do Dia do Homem:
A campanha do Itaú: empurrãozinho de pai, apesar de ter acabado ficando mais dentro de outra campanha que o banco já vem trabalhando que é o #IssoMudaoMundo, que focada em dia dos pais realmente, ficou bacana, o próprio link que conseguiram fazer das duas campanhas também é interessante:
E a C&A que utilizou a mesma estratégia do Itaú, criou a campanha do dia dos pais dentro de outra que já vem utilizando que é com o tema Abusada, que foi especialmente adaptado para Abusado para o dia dos pais:
Mesmo assim, as campanhas forçam lançadas já bem próximas das datas, o que gerou uma pequena repercussão e pouco burburinho...
E tirando essas, que são grandes empresas, não vimos quase nada em pequenas e médias empresas por ai, nem os tradicionais cartões, nem os escritos no vidro, nem os anúncios no Facebook...
Com certeza todos esses fatores acabou contribuindo bastante para que esse Dia dos Pais fosse ruim para o comércio em 2013, ou melhor, quer dizer pior...
O Dia dos Pais em 2013 teve o pior resultado registrado em três anos, tivemos um crescimento de 10% em 2010, 6,86% em 2011, 4,75% em 2012 e apenas 3,78% em 2013. O que esperar de 2014???
Bom, eu espero que as campanhas sejam lançadas um pouco mais cedo, com um pouco mais de emoção e que as pequenas e médias empresas também emplaquem suas ações, também espero que todos nós repensemos nossos consumos para consumirmos de forma consciente e não ultrapassarmos o limite saudável de endividamento, pois apenas assim vamos conseguir uma melhora no comércio, na economia e na nossa própria vida, nada pior que deixar de presentear alguém tão querido por falta de dinheiro e não é questão de consumismo, já que algumas pessoas vão dizer que dia dos pais é todo dia, ou que a companhia é o melhor presente...
Eu inclusive concordo com tudo isso, mas é que mimos também são muito legais de receber e de dar também, se você não ganhou um presente no dia dos pais, das mães, dos namorados, ou do seu aniversário, com certeza não está deprimido ou chateado com as pessoas por isso, mas se tivesse ganhado com certeza teria gostado muito também não é mesmo? E tem mais fala que você não fica super feliz quando vê aquela pessoa especial amando o presente que você deu...
Afinal temos que gastar nosso dinheiro dessa forma, para ficarmos ainda mais felizes e proporcionarmos um pouco mais de felicidade para as pessoas que gostamos também, como tem dito o Itaú: #IssoMudaoMundo!
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