O marketing por trás das promoções!



Que o marketing não consiste só em fazer panfletos, e criar uma página no Facebook, muita gente, se não quase todos já sabem! Mas para quem não é da área de marketing as vezes fica meio complicado perceber e entender o que exatamente um profissional de marketing (Marketólogo ou Mercadólogo) faz, e sem conhecer o que realmente faz esse profissional muitas vezes fica difícil perceber o quanto é importante investir nisso e qual o melhor caminho a seguir quando se fala em estratégia de marketing.



Antes de elaborar qualquer ação de marketing, seja ela a criação e alimentação de um perfil em uma rede social, de criar um panfleto, de fazer uma ação de merchandising, enfim, antes de qualquer passo para divulgar um negócio é necessário conhecê-lo muito bem. Sem as informações necessárias sobre o negócio, a empresa como um todo, os concorrentes e o mercado todos os seus esforços para gerar vendas serão frustrados. Não adianta você investir alto com um anúncio no melhor jornal da sua região por exemplo se o público do seu negócio, as pessoas que consomem ou podem passar a consumir seus produtos/serviços não lêm jornal por exemplo, ao invés disso preferem ler notícias de blog. Mas também não adianta você economizar criando apenas um perfil em uma rede social se o seu público lê jornal...

É por isso que muitos empreendedores reclamam que investem muito em publicidade e que não tem retorno suficiente, portanto não irão investir mais. Na verdade todo mundo faz panfleto. Mas o conteúdo daquele panfleto é interessante para o seu público? E a distribuição é feita onde seu público está? Adiante você ter uma produto/serviço específico para criadores de gado e distribuí-los no centro de uma cidade grande onde a possibilidade de ter criadores de gado é mínima? Com certeza não, você vai gastar tempo e dinheiro ali e não terá o resultado esperado, isso é se tiver algum resultado.

Todo mundo anuncia, tem uma fã page no Facebook, envia email marketing, mas de que maneira? O seu público está na internet? Ou ainda prefere o jornal do bairro? Ou tal vez você devesse procurar as associações e clubes que o seu público trabalha e fazer uma parceria para anunciar por lá? Mesmo se a resposta for sim, o seu público está na internet. Mas onde? No Facebook? No Twitter? No Google? Nos blogs? Nos sites específicos de receitas culinárias, ou de dicas para mães de primeira viagem? E qual conteúdo é relevante para aquele público? Ficar só fazendo promoções desmotiva as pessoas a seguirem uma página no Facebook por exemplo, por outro lado se você só postar dicas você não vai conseguir transformar seus fás em seguidores, você pode fazer anúncios, como já vimos no post: Aumente as vendas anunciando no Facebook, mas para ser um bom anúncio, seja na internet ou fora dela, é necessário você conhecer o seu público para direcioná-lo para as pessoas certas, e também para saber o que é interessante para aquele público, qual tipo de abordagem reterá a atenção dele, pois Conhecer o cliente faz toda a diferença. E através dessa afirmação que todos nós empreendedores devemos pensar sempre.

Realizar as pesquisas de mercado, as pesquisas de satisfação com os clientes, mensurar as ações de marketing para ver se realmente estão atingindo o público-alvo como deve, perceber o que é valor para seu público e aplicar no seu negócio, e assim sim, conseguir ter um marketing efetivo dentro da empresa, conseguir retorno nas ações que vão pagar o investimento e dar ainda mais lucro, afinal de contas a verba destinada ao marketing (budget) deve ser um investimento e não um gasto.

Pensem nisso!





Thais Lopes
Gerente e consultora de marketing






Comentários