Oi Pessoal, estou de volta, e agora de volta mesmo, com tudo, e cheia de assuntos muito interessante sobre nosso amado mundo onde tudo tem marketing. Um dos assuntos mais falados nos últimos dias foi a eleição do novo papa pelo Conclave. E haja notícia...
A começar pela forma com que o conclave anunciou o novo pontífice utilizando uma rede social (O Twitter) - Print do perfil oficial na foto abaixo:
A começar pela forma com que o conclave anunciou o novo pontífice utilizando uma rede social (O Twitter) - Print do perfil oficial na foto abaixo:
Se até o Vaticano já entendeu o alcance de uma rede social e usa as mídias socias para se comunicar, concordam comigo que nenhuma empresa pode deixar de usar também? Já está mais que provado que é um meio eficaz de promoção, divulgação, informação e canal direto com seu público, seja ele de qualquer classe social ou religião....
A partir daí, várias empresas criativas e antenadas começaram a praticar o marketing de oportunidade. Marketing de Oportunidade é aquele marketing (conjunto de ações estratégicas) realizado a partir de uma oportunidade que o mercado te oferece. Como foi o caso da Luisa no Canadá, do aniversário do Mussum e tantos outros. Alguns casos de marekting de oportunidade utilizados ao redor do "Habemus Papam!" foram as minhas preferidas, muito bem boladas, como por exemplo da cerveja Heineken. Pouco tempo depois do anúncio: Habemus Papam! feito pelo Conclave, na Espanha, a Heineken lançou em sua conta no Twitter a frase "Habemus Heineken" na foto abaixo:
E claro a cerveja brasileira Crystal, fez algo muito parecido e postou em seu Facebook, postando a frase "Habemus Gelada" na imagem abaixo:
Realmente muito criativas e excelente marketing de oportunidade, mas sempre encontramos os erros também, portanto muito cuidado na hora de resolver aproveita as oportunidades, pois no caso da Mustang por exemplo, era melhor ela ter deixado essa oportunidade passar, vejam que ela postou a frase "“nós também temos fumaça branca” com a foto abaixo:
Realmente muito criativas e excelente marketing de oportunidade, mas sempre encontramos os erros também, portanto muito cuidado na hora de resolver aproveita as oportunidades, pois no caso da Mustang por exemplo, era melhor ela ter deixado essa oportunidade passar, vejam que ela postou a frase "“nós também temos fumaça branca” com a foto abaixo:
Mas com certeza a empresa não demorou muito para entender o erro (motor fundindo???) e pouco tempo depois tirou a imagem do ar, como mostra o site da revista Exame, onde inclusive é possível ver outros exemplos. Como a Sitroen que criou um vídeo mostrando que "Fumaça preta? Com nosso técnico por perto não!" ... - do arroz Tio João que aproveitou a ideia com a frase "Aqui no habemus papa" dizendo que esse arroz não fica empapado e de algumas marcas estrangeiras menos famosas que também entraram na "onda" do Habemus Papam!
Já a empresa Grande Bahia , revendedora Chevrolet em Salvador (BA) acertou em cheio, quando fez uma campanha alertando sobre a importância das revisões regulares nos veículos utilizando a frase "Não fique esperando a fumaça" como mostra a imagem abaixo:
Na mosca não???
Até o Maurício de Souza aproveitou o ensejo e virou febre pelas redes sociais, quem não viu por ai "sai o Bento, entra Chico?"
Disso tudo #FICAaDICA: Sempre que puder aproveite o marketing de oportunidade, mas lembre-se que marketing não é simplesmente acompanhar o que todos estão fazendo, e sim analisar estrategicamente se aquele "bum" pode ou não ser bom para sua marca, e para isso vale lembrar que deve-se analisar o produto de sua empresa, a filosofia, o público-alvo e claro a oportunidade.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por compartilhar sua opinião, volte sempre!