O grande "bum" da comunicação atualmente e a enorme variedade de mídias sociais existentes, dentre elas uma em especial: o Facebook. No Brasil, a rede se popularizou em 2008 e desde então tem ganhado tanta força, que hoje, o Brasil lidera a lista dos países que têm maior crescimento de acessos ao Facebook. Portanto, é impossível deixar de observar o grande potencial dele como meio de promoção de uma marca e divulgação de produtos; principalmente visando as varias opções, o investimento necessário e a facilidade de mensuração.
A própria fã page oferece gratuitamente estatísticas das postagens para que possam ser mensuradas quais postagens foram mais compartilhas, curtidas e até mesmo vistas, realizar uma comparação entre os horários postados e até mesmo comparar uma postagem com outra e tem também diversos aplicativos gratuitos e pagos que podem ser acoplados à fã page para realização de sorteios, mensurações mais apuradas e dentre outros, o advertising; que quando usadas estrategicamente é uma excelente ferramenta para alavancar negócios.
O Advertising do Facebook é o mesmo que fora dele, ou seja, um anúncio, onde você pode promover um produto, uma fã page, uma marca, uma promoção em especial, enfim, e de acordo com o seu objetivo criar uma campanha que deve utilizar os mesmos parâmetros utilizados nas campanhas tradicionais: escolha do público - alvo, definição do resultado que se almeja alcançar, seja ele mais curtidas na fã page, na postagem, um compartilhamento de alguma informação... e criar uma campanha que seja atrativa. Anunciar no Facebook é muito fácil. No próprio site encontra-se o passo- a- passo de como realizar uma campanha, (a parte técnica), como se cadastra, a forma de pagamento e como deseja ser cobrado, bem parecido com o Google Adwords nessa parte; dentre as opções disponíveis estão: pagar por visualizações, curtidas na fã page, compartilhamento, cliques na postagem, entre outros.

Após a campanha pronta você começa a perceber as vantagens de anunciar no Facebook, a primeira delas é poder mostrar sua campanha apenas para as pessoas que se incluem no perfil que você traçou, é possível ter uma segmentação por país, gênero, faixa etária, e até alguns interesses. Além disso, o custo de um anúncio no Facebook também é consideravelmente inferior comparado a outro tipo de anúncio, como um outdoor, revista ou jornal por exemplo, e nessas mídias você nem conseguirá fazer uma mensuração tão próxima da realidade dos resultados quanto no Facebook, que inclui quantas pessoas viram, dessas quantas clicaram, dessas quantas curtiram... e você ainda pode ampliar mais, controlando os novos negócios para saber qual origem tiveram e mensurar quantos deles vieram do Facebook.
Vale a pena lembrar que como toda mídia social, as pessoas estão no Facebook para interagir, e alguns pontos são fatores críticos para o sucesso de uma campanha, além de realizar um anúncio que desperte a atenção do público - alvo, também é importante manter a fã page atualizada com postagens atrativas, e abrir um canal de comunicação dos clientes com a empresa, algumas estratégias para manter o cliente na sua página, mesmo depois do sorteio ter passado, ou do anúncio ser retirado, por exemplo. Até mesmo porque sabemos que manter um cliente é muito mais barato que conquistar novos, e nas mídias sociais vale a mesma regra, portanto invista também no marketing de relacionamento para maximizar seus resultados com seus anúncios no Facebook.
A própria fã page oferece gratuitamente estatísticas das postagens para que possam ser mensuradas quais postagens foram mais compartilhas, curtidas e até mesmo vistas, realizar uma comparação entre os horários postados e até mesmo comparar uma postagem com outra e tem também diversos aplicativos gratuitos e pagos que podem ser acoplados à fã page para realização de sorteios, mensurações mais apuradas e dentre outros, o advertising; que quando usadas estrategicamente é uma excelente ferramenta para alavancar negócios.
O Advertising do Facebook é o mesmo que fora dele, ou seja, um anúncio, onde você pode promover um produto, uma fã page, uma marca, uma promoção em especial, enfim, e de acordo com o seu objetivo criar uma campanha que deve utilizar os mesmos parâmetros utilizados nas campanhas tradicionais: escolha do público - alvo, definição do resultado que se almeja alcançar, seja ele mais curtidas na fã page, na postagem, um compartilhamento de alguma informação... e criar uma campanha que seja atrativa. Anunciar no Facebook é muito fácil. No próprio site encontra-se o passo- a- passo de como realizar uma campanha, (a parte técnica), como se cadastra, a forma de pagamento e como deseja ser cobrado, bem parecido com o Google Adwords nessa parte; dentre as opções disponíveis estão: pagar por visualizações, curtidas na fã page, compartilhamento, cliques na postagem, entre outros.

Após a campanha pronta você começa a perceber as vantagens de anunciar no Facebook, a primeira delas é poder mostrar sua campanha apenas para as pessoas que se incluem no perfil que você traçou, é possível ter uma segmentação por país, gênero, faixa etária, e até alguns interesses. Além disso, o custo de um anúncio no Facebook também é consideravelmente inferior comparado a outro tipo de anúncio, como um outdoor, revista ou jornal por exemplo, e nessas mídias você nem conseguirá fazer uma mensuração tão próxima da realidade dos resultados quanto no Facebook, que inclui quantas pessoas viram, dessas quantas clicaram, dessas quantas curtiram... e você ainda pode ampliar mais, controlando os novos negócios para saber qual origem tiveram e mensurar quantos deles vieram do Facebook.
Vale a pena lembrar que como toda mídia social, as pessoas estão no Facebook para interagir, e alguns pontos são fatores críticos para o sucesso de uma campanha, além de realizar um anúncio que desperte a atenção do público - alvo, também é importante manter a fã page atualizada com postagens atrativas, e abrir um canal de comunicação dos clientes com a empresa, algumas estratégias para manter o cliente na sua página, mesmo depois do sorteio ter passado, ou do anúncio ser retirado, por exemplo. Até mesmo porque sabemos que manter um cliente é muito mais barato que conquistar novos, e nas mídias sociais vale a mesma regra, portanto invista também no marketing de relacionamento para maximizar seus resultados com seus anúncios no Facebook.
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