Boa tarde Empreendedores e futuros empreendedores desse Brasil imenso e cheio de oportunidades. Hoje vou tratar de um assunto delicado: Cliente, ele é o rei? ou já perdeu a majestade?
Mas esperem...
Ele porque?
- Cliente somos todos nós!
No fim do mês passado tive a oportunidade de escrever um artigo sobre o Comportamento do consumidor para o Projeto Implantando Marketing que faço parte já há pouco mais de um ano. O artigo tem por título: Comportamento do consumidor: como as empresas tratam seus clientes? e faz uma breve introdução sobre o que é o comportamento do consumidor e como esse estudo pode ser decisivo para o sucesso de um empreendimento. No post anterior falei um pouco sobre como as empresas tratam seus clientes, e como uma data tão importante: Dia do Cliente quase não foi lembrada, não houve nenhuma grande ação por parte das grandes empresas e poucos burburinhos nas mídias e empresas de menor porte, muitos acredito, nem sabiam da existência da data.
Antes de toda essa tecnologia que hoje temos disponível, as empresas já valorizavam seus clientes e tratavam-os como "rei" principalmente depois do "bum" da revolução industrial que aumentou tanto a produção das empresas que essas ultrapassaram a demanda da época. Assim, começaram a aplicar, mesmo que inconscientemente, tudo que rege o estudo do comportamento do consumidor. Descobrir o que é valor para o cliente, caprichar no atendimentos o, fazer propagandas que os clientes considerariam interessantes, despertar desejos e necessidades e fidelizar clientes. Nos tempos atuais, temos diversos estudos, meios, profissionais e tecnologias que facilitam muito a promoção correta, assim como a precificação ideal e a geração de valor para o cliente, através da diferenciação mercadológica, e cada vez mais os empreendedores tomam conhecimento de como é importante investir nesses pontos, porém muitos ainda pecam no principal, excelência no atendimento. Tanto se preocupa com outros pontos, que o lado "humano" da compra é esquecido e muitas vezes, nós clientes quando entramos em empresas, e lojas diversas, nos deparamos com vendedores que escolhem qual cliente trataram bem ou não, julgando por suas vestimentos ou modo de falar se tem ou não o real interesse de adquirir um produto. E esse pré-julgamento é absurdo, uma vez que cliente dispostos a sair de suas casas, enfrentar trânsitos caóticos para chegar até um ponto de venda é cada vez mais raro.
Já passou da hora de abusar do marketing 2.0 (voltado para o cliente), uma vez que empresas de maior sucesso já utilizam o marketing 3.0. Até quando algumas empresas vão continuar presas no marketing 1.0 (voltado para o produto). O produto, hoje é o que menos importa, pois a nível de qualidade há muitos equiparados e muitos até igual, o que diferencia agora é a força da marca, a afinidade que o cliente tem com aquela empresa e isso se consegue através de diferenciação sim, divulgação (pois o que não é visto não é lembrado), mas tudo isso não vale de nada, se quando o cliente entrar na sua empresa, completamente impactado por sua propaganda, decido a realizar aquela compra, encantando com o ponto de venda, a organização de tudo, se quando ele conversar com um vendedor, perceber o descaso, ou se quando precisar trocar um produto for mal recebido. O atendimento é o ponto para fechar uma venda, ou promover indicações e revenda. Principalmente agora na era da informação, que o cliente já chega sabendo o que e porque quer aquele produto e a faixa de preço, o fator decisivo para ele efetuar a compra é sem sombra de dúvidas o atendimento.
Segundo o próprio Kotler, apenas 5% das empresa estão no estágio do Marketing 3.0, sendo que 20% estariam no estágio 2 e ainda 70% no marketing 1. E não é possível passar do 1 para o 3.0 sem um longo aprendizado na etapa 2 do marketing.
ResponderExcluirCom certeza Fabio, é necessário muito aprendizado para sair do marketing 2.0 e passar para o 3.0 e os dados são mesmos claros, e a maior parte das empresas ainda estão na fase do marketing 1.0, mesmo já tendo passado da hora de investir no marketing 2.0. Mas infelizmente muitos empreendedores ainda não conhecem o que realmente é marketing, para o que serve, o que ele faz e o quanto ele ajuda no desenvolvimento dos negócios, por isso ainda continuamos também no triste índice de falência de 85% das empresas com menos de 5 anos de mercado.
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