Dia 15 deste mês foi comemorado o dia do Consumidor no Brasil,
a data, implantada inicialmente no Rio Grande do Sul, nasceu com o objetivo de
homenagear os clientes de todo o país e de aprimorar as relações comerciais.
Os eventos mais marcantes dessa data são os Feirões do imposto, no dia 15 de setembro, em alguns lugares do país são promovidos eventos com venda de produtos sem imposto em comemoração ao dia do cliente, uma excelente iniciativa, mas também não é muito divulgada por tanto muitos nem ficam sabendo eu está acontecendo o feirão em sua cidade. Ao todo 200 cidades receberão o feirão como aponta a matéria disponível no G1. Com diversos produtos incluindo Iphones, gasolina e tablets sem impostos os feirões, uma iniciativa admirável da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, sempre são um sucesso, mas o dia do cliente pode ser aproveitado muito bem por todos os empresários, de todos os ramos e de todos os tamanhos. Vale lembrar que o Dia Mundial do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, e esse surgiu em 1983 como uma homenagem à declaração sobre a defesa dos interesses dos consumidores do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, feita ao Congresso Americano em 15 de março de 1962 como já comentei com vcs na mesma época ano passado, quando preparei uma semana especial com as propagandas inesquecíveis, mais especificamente na postagem: Propagandas inesquecíveis - Tartaruga da Brahma.
Achou um absurdo? o pior é que não foi um caso isolado, como mostra na matéria no Curiocidade, xingar os clientes com termos inaceitáveis é uma prática da empresa e numa das respostas eles dizem: "Nosso atendimento é ótimo, só as pessoas arrogantes e mimadas reclamam dele e os pedidos triplicam a cada semana :)". Atendimento ótimo? E os pedidos será que ainda continuam triplicando toda semana?
É isso galera, vale a reflexão e postem a opinião de vocês, respondo todos.
Com o
objetivo de homenagear os clientes em todo Brasil foi estipulado nos estados do
país o dia 15 de setembro como o “Dia do Cliente”. A data, que é a grande
sensação do comércio na temporada de inverno, serve para a distribuição de
brindes, divulgação de campanhas de valorização do cliente e promoções. Mas
pouco se vê as empresas lembrando-se dessa data e fazendo algo efetivamente comemorativo,
muitas nem sabem, ou se preocupam em realizar alguma ação para relembrar a data
e promover o marketing de relacionamento, eu mesma, cadastradas em listas de
email de várias empresas recebi apenas um email voltado para a data, da Tanara calçados e totalmente
institucional, me fez relembrar a marca abrir o email e ainda compartilhar com
vocês, imagina se muitos tivessem feito o mesmo? Vejam como foi bacana a repercussão do email enviado pela Tanara calçados, segue a imagem para vocês verem.
Os eventos mais marcantes dessa data são os Feirões do imposto, no dia 15 de setembro, em alguns lugares do país são promovidos eventos com venda de produtos sem imposto em comemoração ao dia do cliente, uma excelente iniciativa, mas também não é muito divulgada por tanto muitos nem ficam sabendo eu está acontecendo o feirão em sua cidade. Ao todo 200 cidades receberão o feirão como aponta a matéria disponível no G1. Com diversos produtos incluindo Iphones, gasolina e tablets sem impostos os feirões, uma iniciativa admirável da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, sempre são um sucesso, mas o dia do cliente pode ser aproveitado muito bem por todos os empresários, de todos os ramos e de todos os tamanhos. Vale lembrar que o Dia Mundial do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, e esse surgiu em 1983 como uma homenagem à declaração sobre a defesa dos interesses dos consumidores do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, feita ao Congresso Americano em 15 de março de 1962 como já comentei com vcs na mesma época ano passado, quando preparei uma semana especial com as propagandas inesquecíveis, mais especificamente na postagem: Propagandas inesquecíveis - Tartaruga da Brahma.
Eu e Geise Souza, agora escrevendo no Blog Online & offline fizemos uma arte especial para o dia 15 de março - Dia Mundial do Consumidor - quando estávamos engatinhando na consultoria empresarial, muitos de vocês devem ter visto por ai nas redes sociais:
Mas esse mês estou preparando uma grande surpresa, além desse post no blog em breve novidades da Serearte para vocês clientes, empreendedores e futuros empresários. Agora para todos nós empreendedores e futuros empreendedores que somos clientes também qual a importância dessa data? Para mim é uma ótima data para divulgar promoções, presentear os clientes com brindes e/ou descontos e promover a marca, além de claro, fortalecer o laço com o cliente (marketing de relacionamento).
Mas a importância do Dia do Consumidor é conscientizar o consumidor sobre seus direitos.
Mas a importância do Dia do Consumidor é conscientizar o consumidor sobre seus direitos.
Apesar de termos Código de defesa do Consumidor, que completou 22 anos em 2012, muitos direitos não são respeitados pelas empresas em geral. Por isso, o consumidor tem que recorrer aos órgãos de defesa, mas a Justiça costuma ser um caminho muito penoso para ele, porém hoje, com nossos diversos meios on line e principalmente redes sociais, mesmo que o processo continue demorado e penoso, a empresa que não respeita o consumidor perde grande share (parte/pedaço) de mercado e promove a revolta da população, queimando a marca de tal forma que o processo de recuperação é ainda mais demorado e penoso que o processo, muitas vezes até irreversível. Mostradas as boas práticas de relacionamento vamos ao mal exemplo atual 'o caso Visou', a loja virtual xingou a cliente e mandou ela procurar um macho...
Achou um absurdo? o pior é que não foi um caso isolado, como mostra na matéria no Curiocidade, xingar os clientes com termos inaceitáveis é uma prática da empresa e numa das respostas eles dizem: "Nosso atendimento é ótimo, só as pessoas arrogantes e mimadas reclamam dele e os pedidos triplicam a cada semana :)". Atendimento ótimo? E os pedidos será que ainda continuam triplicando toda semana?
É isso galera, vale a reflexão e postem a opinião de vocês, respondo todos.
Thais Lopes
Analista e consultora de marketing
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