Debolso – Gilberto Vieira

Gilberto Vieira de 29 anos, profissional autônomo atuante no ramo de comunicação há mais de cinco anos, é o primeiro empreendedor dessa série de postagens sobre empreendedores brasileiros. Muito se fala sobre empreendedorismo, mas como já vimos muitas dessas coisas são mitos, como postei na matéria aterior "verdades e mitos sobre empreendedores", e a verdade mesmo, é o que vemos na prática, com histórias reais de pessoas como nós, que enfrentaram todos os obstáculos e hoje trabalham por conta própria. Nessa entrevista, Gilberto contou sua trajetória com sua empresa Debolso.
“O desejo de empreender é antigo em minha vida. Desde criança eu admirava o poder nas mãos de quem administrava sua própria empresa, isso foi amadurecendo em mim durante toda minha adolescência. Antes de fazer uma faculdade eu tinha em mente que seria dono do meu próprio negócio, já era certo não depender de patrão.” Declara Gilberto, que já tinha bastante convicção do que queria desde muito novo, porém, como sabemos o começo não é fácil.

Antes da Debolso, Gilberto tentou abrir uma produtora de eventos, junto com dois sócios.
“Planejamos começar com pequenos e médios eventos voltados para o público jovem, para depois, com know how, entrar no mercado de formaturas, casamentos e 15 anos.” Diz ele, porém acabou não dando certo e então, saiu da sociedade e junto com outros sócios ele tentou um portal de eventos e notícias e depois um restaurante.

Como disse Eisten: O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar, e Gilberto continuou tentando...

Depois do ultimo baque, finalizado em junho de 2011, ele entendeu que a escolha de sócios incompatíveis com seu posicionamento administrativo foi o que gerou desanimo e prejuízo, e iniciou mais uma empreitada, mas dessa vez como autônomo na representação comercial de empresas de publicidade.

Agora, já com mais experiência, representa um jornal e uma empresa de sites e nesse ano dará início a sua própria publicação. “Já estou ansioso pelos primeiros desafios!” Comenta Gilberto animado.

“Hoje considero que demorei até muito para dar o primeiro grande passo. Mas depois dele não desisti mais, apesar das dificuldades e instabilidades constantes. Quando se começa a empreender, mensurar seu posicionamento é um pouco complicado.”

Quando perguntado o que faz para manter seu negócio o empreendedor respondeu:
“Basicamente busco fidelizar minha carteira de clientes. O principal aprendizado que tive em todos esses anos foi que poucos e bons clientes são muito mais importantes que muitos e rasos, pelo menos enquanto se está começando. O que é meu caso.” Consciente acrescentou:
“Sei também que preciso melhorar continuamente o produto que ofereço. O mercado está continuamente exigindo melhorias também. Se eu não acompanho, com mínimo de vanguarda até, em breve meu concorrente será mais relevante e eu posso ter problemas.”

Neste ano Gilberto pretende dar início a própria publicação, atuando no mesmo mercado, porém com um produto diferente. O foco inicial para suas divulgações será em mídias outdoor, internet, redes sociais e, principalmente, marketing direto. Pois como diz, “bater de porta em porta é um mal necessário nesse negócio.”

Alguns obstáculos ainda estão presentes no negócio, pois como sabemos nem tudo são flores, algumas vezes vende-se menos que o esperado, em outras mais que o esperado o que também complica pela falta de uma estrutura suficiente para dar suporte, e claro, o problema comum em todos os negócios e de todos os ramos, a falta de profissionais qualificados e realmente dispostos a trabalhar, principalmente em um pequeno empreendimento, onde sabemos que é necessário ainda mais comprometimento.
Funcionários bem treinados são essenciais em um pequeno negócio onde seu principal diferencial será no atendimento, porém como fazer?
Falta recursos financeiros, falta um pouco de experiência e faltam pessoas realmente dispostas...
Mas nada que não possa ser resolvido e não seja comum ao início de qualquer negócio.
O importante é Gilberto já começou a colher os frutos de seu trabalho, “consegui fidelizar bons clientes fornecendo consultoria gratuita para campanhas de marketing de algumas empresas para qual trabalho. Automaticamente acabei abocanhando também uma boa porcentagem do planejamento publicitário. Foi a estratégia de melhor retorno e custo x benefício que já explorei até hoje.” Comenta ele, que depois de amadurecer o negócio, fortalecer a marca e estabelecer o Plano de Negócios, pretende franquear a publicação para outras cidades do país.

Essa foi a história de Gilberto, hoje a frente da empresa Debolso, e para finalizar ele deixa uma observação para todos sobre o empreendedorismo, para quem deseja aventurar-se também:

“As pessoas gostam de dizer que empreendedorismo não é para qualquer um. Realmente é um desafio para guerreiros, no meio de um campo de batalha. Mas pode ser um desafio muito mais fácil para quem começa logo, pequeno que seja, mas começa para adquirir experiência. Considerando os desafios que já tive, posso afirmar que hoje consegui encontrar o mercado certo para explorar. Até então eu tive aprendizados.
Em todos os exemplos de sucesso que você analisar vai descobrir que todo grande empresário passou por momentos de incertezas, "missões impossíveis" que no final se mostraram apenas uma questão de 'determinação' e 'perseverança'. Depois de decidir em que você vai ganhar a vida, essas são as palavrinhas mágicas que devem estar no seu vocabulário para que as coisas deem certo.
Aos que pretendem começar eu sugiro evitar o máximo possível trabalhar com sócios. Por mais que isso pareça facilitar, no final das contas pode se tornar no único motivo para uma ideia dar errado. É preciso escolher sócios que deem continuidade prática ao que se vai desenvolver e humildade é fundamental. Outra dica, quando não se tem capital, é iniciar um negócio simples que já dê faturamento desde o início. Investir num negócio de médio, longo prazo sem capital bastante é receita certa para ter dores de cabeça e perder o ânimo.”

Para quem quiser contratar os serviços da Debolso, é só entrar em contato pelo telefone: (31) 8613-9909. Que o Gilberto terá satisfação e atender.

Comentários